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Araguaína conta agora com o Serviço de Acolhimento às Mulheres, inaugurado na última segunda-feira, 10. O espaço é destinado a prestar apoio psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica.
A Sala de Acolhimento fica localizada no prédio da SEMUL, na Rua 25 de Dezembro, número 52, Centro. O novo serviço é mantido exclusivamente com recursos do tesouro municipal.
“Estamos de portas abertas para atender às mulheres, principalmente aquelas que sofrem violência doméstica. Nosso objetivo é fortalecer e garantir o acesso a atendimentos terapêuticos e ao apoio jurídico, promovendo um suporte essencial para essas mulheres”, ressaltou a secretária da Mulher, Ângela Maria Silva.
Atendimentos e capacidade
O serviço tem capacidade para atender a 20 mulheres por semana, totalizando cerca de 80 atendimentos mensais. Inicialmente, o atendimento será direcionado para mulheres encaminhadas pela juíza Cirlene Maria de Assis, coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO).
Os atendimentos psicológicos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, sendo às segundas e terças com psicanalista, e nas demais datas com psicóloga. Já o suporte jurídico estará disponível às segundas e terças-feiras, das 14h às 18h.
Homenagem à Primeira-dama
Durante o evento de inauguração, Ana Paula Rodrigues, primeira-dama e psicóloga, foi homenageada com um certificado de honra ao mérito por seu trabalho voluntário no atendimento psicológico de proteção às mulheres. A primeira-dama atua em ONGs, fortalecendo a rede de apoio e oferecendo atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Este espaço representa acolhimento, força e esperança. Queremos que cada mulher sinta que não está sozinha, que existe um caminho e que há esperança. Este é um refúgio para reconstruir vidas, oferecendo um serviço ético e profissional, porque é essencial que as mulheres percebam e sintam o amparo necessário para seguir em frente com confiança”, afirmou Ana Paula.
Atuação da SEMUL em 2024
Em 2024, a SEMUL realizou 11.232 atendimentos por meio de diversos projetos e ações voltados para a segurança, saúde, autoestima e conscientização. Destacam-se a campanha do Banco Vermelho, com 5.191 atendimentos entre palestras e distribuição de material educativo, e o projeto Maria da Penha na Escola, com 3.429 atendimentos. Ao todo, foram onze iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, consolidando a atuação da secretaria em prol das mulheres de Araguaína.