Foi realizada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a cerimônia que oficializou o início do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação. O evento, que contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues e outras autoridades, foi realizado na Escola de Tempo Integral William Castelo Branco, no Parque Sonhos Dourados, onde foi implantada a primeira escola modelo do projeto Pequeno Cidadão.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Agência de Segurança Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, tendo como objetivo implementar um novo modelo de ensino integral que oferece, além do ensino padrão, noções de cidadania, trânsito, direitos humanos, prevenção à delinquência juvenil e desenvolvimento pessoal, junto ao currículo regular.
“O projeto que estamos implementando em Araguaína, pretende preparar os estudantes para que se tornem futuros cidadãos, incentivando as crianças a serem solucionadores de problemas, tomadores de decisões, desenvolvendo uma educação que visa a redução da criminalidade infantil, conscientização sobre os efeitos prejudiciais do uso de álcool e drogas e senso de respeito com o bem público, além do cuidado com a segurança no trânsito”, explicou o prefeito Wagner Rodrigues .
Primeira etapa
Na primeira etapa de implantação do projeto, foram disponibilizadas 512 vagas na Escola William Castelo Branco para estudantes com idade entre 6 e 10 anos, dando prioridade aos alunos que já estudavam na unidade e realizando um trabalho de orientação aos pais e responsáveis pelos estudantes.
“Teremos agentes de trânsito e guardas municipais fazendo parte efetivo do corpo de gestores da unidade escolar. Nossa equipe irá realizar durante a rotina escolar, aulas de organização e gestão de tempo com técnicas de estudo, planejamento e organização pessoal, atividades culturais e esportivas, oficinas de educação no trânsito, jogos educativos, teatro, banda de música, palestras com profissionais da área e projetos de cidadania para promover integração entre os estudantes e o desenvolvimento de habilidades sociais”, acrescentou o presidente da ASTT, Terciliano Gomes.
Desenvolvimento educacional
A Rede Municipal de Ensino de Araguaína possui atualmente mais de 20 mil alunos matriculados que iniciaram o período letivo nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, sendo cerca de 9 mil no ensino infantil e 11 mil no ensino fundamental. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação também anunciou novidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a abertura de turmas de alfabetização por meio do Programa Brasil Alfabetizado.
De acordo com a Secretaria de Educação, 1.706 vagas ainda estão disponíveis na rede Municipal de Ensino, sendo 790 vagas na modalidade Educação Infantil e 916 vagas na Educação Fundamental, com matrículas abertas até o fechamento das vagas.
Como matricular
Para fazer a matrícula, os pais ou responsáveis pelos alunos, devem procurar a secretaria da unidade escolar em que o estudante será matriculado, apresentando documentos pessoais da criança, incluindo o registro de nascimento, RG e CPF, documento dos pais ou responsáveis, foto 3x4 da criança, comprovante de residência atualizado, cartão de vacina e cartão SUS do aluno.
Rede Municipal de Ensino de Araguaína possui 20 mil alunos matriculados
Foto: Marcos Filho Sandes/SECOM