Centro de Castração foi inaugurado nesta segunda-feira, 19.
Foto: Divulgação

Moradores de baixa renda de Araguaína que têm cães e gatos já podem levar seus animais para castrar gratuitamente em Araguaína. Nesta segunda-feira, 19, foi inaugurado o primeiro Centro de Castração de Cães e Gatos público da cidade.

O trabalho de castração de animais domésticos será realizado com base no levantamento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, em relação a incidência de animais registrados com algum tipo de doença, como a leishmaniose, também conhecida como calazar.

Todo o serviço será feito por veterinários e profissionais da saúde do Município de forma gratuita e direcionado a proprietários de animais com renda igual ou inferior a três salários mínimos e que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O animal deve ser cadastrado e o dono precisa comprovar que reside no Município.

“A previsão é que façamos cerca de 15 castrações por dia, começando pelos bairros mais atingidos por doenças que utilizam esses animais como hospedeiros. Nossos agentes entrarão em contato com o proprietário do animal para oferecer a castração e agendar o serviço”, explicou o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas.

Animais abandonados

O centro também conta com a parceria de organizações não-governamentais (ONGs), como a Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a disponibilização de insumos para as cirurgias e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária para a realização de estágio.

Animais resgatados pela associação também serão atendidos no centro, ajudando no controle populacional dos animais para evitar o aumento de zoonoses (doenças de animais transmitidas para as pessoas) no Município.

“Essa é uma demanda antiga da população que está acontecendo com uma junção de forças. Podemos agora oferecer um serviço de qualidade e referência, é a realização de um sonho para todos nós”, destacou a presidente da APAA, Roberta Vaz.

Centro de castração

O local foi reformado no início do ano com a parceria da Defensoria Pública Estadual que ajudou na captação de recursos do Ministério Público do Trabalho e atualmente conta com dois consultórios, sala de lavagem, centro cirúrgico e sala de recuperação para os animais.

O atendimento estava previsto para começar no mês de julho, mas devido ao momento de pandemia da covid-19, o prédio foi utilizado como centro de coleta para exames até a semana passada, quando foi transferido após a inauguração da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, que está funcionando como Unidade Exclusiva para combate da covid-19 em Araguaína.

“O centro de esterilização é o primeiro passo para a instalação da Clínica Veterinária Municipal, a primeira com atendimentos sem custo aos donos de animais no Estado do Tocantins, e este trabalho também vai funcionar como uma ferramenta de garantia também da saúde pública”, explicou o prefeito, Ronaldo Dimas.