Notícias

Araguaína ganha primeiro ponto fixo de coleta de lixo eletrônico

Iniciativa é resultado de parceria da Secretaria de Meio Ambiente e o UNITPAC para promover o descarte correto de eletroeletrônicos e reduzir impactos ambientais

As campanhas anteriores resultaram na coleta de cerca de três quartos de tonelada de resíduos, sem contar as ações de limpeza de lagos, nas quais também são recolhidos muitos eletrodomésticos e eletrônicos.
Foto: Thiago Santos/SECOM

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Centro Universitário UNITPAC, instalou o primeiro ponto fixo de coleta de lixo eletrônico da cidade. O local foi inaugurado no último dia 8, dentro do campus da instituição, como resultado do trabalho desenvolvido sob coordenação da professora Evilane Leão, do curso de Arquitetura.

A ação faz parte das iniciativas ligadas à disciplina de Projeto de Extensão V, que tem desenvolvido atividades voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis. Entre os projetos da disciplina, destaca-se o Reciclatech, que busca promover a educação ambiental e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos.

Conscientização e redução de impactos ambientais

De acordo com a equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a implantação dos pontos fixos surgiu após as campanhas de coleta realizadas nos últimos dois anos.

Segundo Nathalia Germanos, integrante da equipe, “as campanhas anteriores resultaram na coleta de cerca de três quartos de tonelada de resíduos, sem contar as ações de limpeza de lagos, nas quais também são recolhidos muitos eletrodomésticos e eletrônicos”.

Nathalia explica que a medida busca minimizar os danos ambientais causados pelo descarte incorreto. “A problemática vai além da poluição visual e da contribuição para lixões a céu aberto. O descarte inadequado gera contaminação do solo e da água, podendo atingir até mesmo os alimentos que chegam às nossas casas, devido aos metais pesados presentes nesses produtos. Por isso, estamos implantando pontos fixos de descarte para reduzir esses problemas”, ressaltou.

Educação ambiental e responsabilidade social

Para a professora Evilane Leão, a parceria entre o UNITPAC e a Prefeitura fortalece a formação cidadã dos alunos e reforça o compromisso social da instituição.

“O projeto de extensão tem papel essencial na aproximação entre o meio acadêmico e a sociedade. Ao envolver os estudantes em ações sustentáveis, despertamos a consciência ambiental e incentivamos o exercício da responsabilidade coletiva. Isso reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida da comunidade e na preservação do meio ambiente”, destacou.

Materiais que podem ser entregues

O ponto fixo instalado no UNITPAC fica localizado no espaço de descompressão entre os blocos G e F, e podem ser descartados itens de pequeno porte, como monitores, notebooks, teclados, mouses, nobreaks, estabilizadores, roteadores, switches, celulares, carregadores, televisores, projetores e demais aparelhos eletroeletrônicos e de informática.

Já os materiais de grande porte, como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, devem ser levados diretamente à empresa Metalsul, empresa parceira da campanha, localizada na Rua Aquarela Musical - Parque Sonhos Dourados, que fará o encaminhamento adequado para reciclagem e descarte ambientalmente correto.

A Prefeitura de Araguaína e o UNITPAC reafirmam, com essa parceria, o compromisso de promover a destinação correta dos resíduos eletrônicos e de estimular hábitos sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente.

“A missão de promover a preservação do meio ambiente é de todos nós. O lixo eletrônico tem um lugar certo para ser descartado, e cada contribuição faz diferença para manter Araguaína mais limpa e sustentável”, reforça Nathalia.