Papiloscopistas do Instituto de Identificação do Tocantins realizaram na manhã deste domingo (7) a coleta de digitais de candidatos que prestaram o vestibular para o Curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A ação teve por objetivo garantir um vestibular mais seguro, evitar possíveis fraudes e assegurar a lisura do processo.
As provas do vestibular da Unitins para o curso de Medicina foram aplicadas neste domingo nos Campus de Palmas, Augustinópolis e também em Araguaína. Nos três municípios, os papiloscopistas do Instituto de Identificação atuaram ativamente e além de coletar as digitais dos candidatos, efetuaram os confrontos papiloscópicos necessários para assegurar a tranquilidade do certame.
Tradição e parceria
Segundo a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, a ação dos papiloscopistas no vestibular já é realizada há alguns anos e virou tradição.
“Por meio dessa parceria que já é tradicional, nós conseguimos contribuir para esse processo seletivo tão importante que é o Vestibular da Unitins. A atuação séria e técnica dos Papiloscopistas do Instituto garante a todos os participantes a segurança necessária para um evento tão importante, não somente para os candidatos, bem como para suas famílias. Desse modo, mais uma vez, demonstramos a importância do nosso trabalho a toda a sociedade”, frisou Elaine.
A direção da Unitins reforçou a importância da atuação dos papiloscopistas do Instituto de Identificação na realização do Vestibular para o curso de Medicina da Instituição. O coordenador de Concursos e Seleções da Universidade, Caio Araújo Luz, destacou que a ação dos profissionais do II foi de extrema importância.
“Em nome do nosso reitor, Augusto Rezende, gostaria de agradecer essa parceria de muito sucesso e que tem gerado excelentes resultados. A presença e o trabalho que vocês fazem coletando as impressões digitais de parte dos nossos candidatos é de fundamental importância para assegurar a credibilidade e passar a transparência e seriedade como conduzimos nossos trabalhos”, frisou.
Vestibular da Unitins
Nesta edição do Vestibular 2025/01, a Universidade Estadual do Tocantins mais de sete mil candidatos estão inscritos e disputam 861 vagas, distribuídas em 21 cursos gratuitos. As provas estão sendo realizadas em Palmas, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Augustinópolis, Araguatins. Além disso, os candidatos ao Curso de Medicina puderam optar por fazer a prova na cidade de Araguaína.
Além disso, nessa edição, a Unitins traz como novidade a realização do primeiro processo seletivo para os cursos lançados no Campus de Palmas, quais sejam, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.

