Os municípios de Centenário e Recursolândia receberam, nesta quinta-feira (25/6), investimentos que somam R$ 2,1 milhões destinados pela senadora Professora Dorinha para fortalecer a agricultura familiar, melhorar a infraestrutura urbana e ampliar os espaços públicos voltados ao esporte.
A agenda reuniu autoridades, produtores rurais e moradores para a entrega de equipamentos agrícolas, oficialização de recursos para recapeamento asfáltico e inauguração de novas estruturas esportivas.
Investimentos em Centenário
Em Centenário, Dorinha entregou um trator equipado com grade aradora e carreta agrícola, que atenderá cerca de 120 famílias da agricultura familiar. A senadora também oficializou a destinação de R$ 600 mil para o recapeamento de vias urbanas.
O impacto dos investimentos foi destacado pelo agricultor Ambrósio Matias Lopes, um dos produtores beneficiados com a chegada do maquinário.
"Esse trator representa muito para nós. Vai ajudar quem planta milho, feijão, arroz e também na aplicação de calcário e adubo. Antes a gente precisava pagar para fazer esse serviço. Agora teremos esse equipamento à disposição, o que reduz os custos e aumenta a produção. O dinheiro que antes era gasto com isso poderá ser investido em outras melhorias na propriedade."
Os equipamentos agrícolas passam a reforçar o atendimento aos pequenos produtores da região, auxiliando no preparo do solo, no gradeamento das áreas de plantio e na aplicação de calcário, reduzindo custos de produção e ampliando a capacidade de atendimento da agricultura familiar.
Declaração da senadora
Durante a agenda em Centenário, Dorinha destacou que os investimentos refletem o compromisso de apoiar os municípios e fortalecer o desenvolvimento regional.
"Quero agradecer ao povo de Centenário pelo carinho e dizer que vocês podem continuar contando comigo. Meu compromisso é seguir trabalhando por cada município do Tocantins. Investir na agricultura familiar é fortalecer quem produz, gera renda e ajuda no desenvolvimento das nossas cidades."
Obras estruturantes
Ao anunciar os recursos para o recapeamento urbano, a senadora também defendeu a ampliação da infraestrutura viária como instrumento de integração entre os municípios tocantinenses.
"Durante muitos anos, esta região enfrentou dificuldades por causa do isolamento. Nenhum tocantinense pode chegar à sua cidade sem asfalto. Não existe cidade mais ou menos importante. Todo cidadão tem o direito de chegar e sair do lugar onde vive com dignidade. É esse Tocantins integrado que nós queremos construir."
O prefeito de Centenário, Focílides Carvalho, ressaltou a parceria construída com a parlamentar e afirmou que os investimentos refletem o compromisso assumido com o município.
"Quando conheci a senadora, ela me disse que fazia política com gestão, compromisso e respeito às pessoas. Foi isso que me fez caminhar ao lado dela e continuar admirando seu trabalho. Centenário é prova desse compromisso."
Investimentos em Recursolândia
Em Recursolândia, Dorinha participou da inauguração do novo vestiário do Estádio Municipal Duricão, obra viabilizada por emenda parlamentar de R$ 400 mil, que integra um conjunto de investimentos de R$ 1,5 milhão destinados ao município, incluindo a construção da Feira Municipal.
A entrega do novo vestiário do Estádio Duricão foi comemorada por esportistas e pela comunidade. O professor da escolinha de futebol Fernando Costa Silva destacou que a estrutura fortalece o incentivo ao esporte para crianças e adolescentes.
"Só tenho a agradecer por essa estrutura que nós temos hoje em Recursolândia. Em 17 anos morando aqui, nunca vi uma cidade da região com uma estrutura como essa e com tanto apoio ao esporte. Hoje tenho 80 meninos na escolinha e acredito que ainda vamos revelar um grande atleta daqui."
O prefeito de Recursolândia, Carlos Vinícius Barbosa da Silva lembrou que a obra era uma reivindicação antiga da população.
"Obrigado pelo apoio e pela emenda de R$ 400 mil que tornou possível esse vestiário. Era um sonho antigo dos nossos esportistas e hoje estamos realizando esse sonho."




