Oportunidades

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética abre inscrições para estudantes do Tocantins

Alunos do 8º e 9º ano e, pela primeira vez, do 1º e 2º ano do ensino médio podem participar; em 2025, Tocantins conquistou 85 medalhas

Estudantes do Tocantins já podem se inscrever na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, que incentiva o uso consciente da energia e premiará os melhores participantes com medalhas, notebooks e viagem para Brasília.
Foto: Divulgação/Comunicação - ETO

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). A competição conta com o apoio da Energisa Tocantins e busca estimular o uso consciente da energia elétrica e a sustentabilidade entre estudantes de todo o país.

Considerada a maior olimpíada do setor elétrico brasileiro, a ONEE é voltada a alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, pela primeira vez, também contempla estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio das redes pública e privada. A expectativa da organização é reunir mais de 660 mil participantes em todo o Brasil.

Crescimento no Tocantins

No Tocantins, a Olimpíada ampliou significativamente sua participação em 2025, com quase 5 mil estudantes inscritos, um aumento de aproximadamente 65% em relação aos cerca de 3 mil participantes registrados no ano anterior. Do total de inscritos no ano passado, 89% eram alunos de escolas públicas. O desempenho dos tocantinenses também se destacou nacionalmente, com a conquista de 85 medalhas: 17 de ouro, 16 de prata e 52 de bronze.

Campeão estadual 2025

O campeão estadual da edição 2025 foi Miguel Ferri da Silva, aluno do 9º ano do Colégio Militar do Estado do Tocantins João XXIII, em Colinas do Tocantins. O estudante recebeu um notebook como premiação e representou o Estado na etapa nacional da olimpíada, realizada na sede da ANEEL, em Brasília, ao lado dos demais vencedores estaduais do país.

Importância da competição

Para o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio, a Olimpíada é uma importante ferramenta de conscientização.

 “A ONEE aproxima os estudantes de temas que fazem parte do cotidiano, como o consumo consciente de energia e a sustentabilidade. Além disso, os participantes se tornam multiplicadores desse conhecimento em suas famílias e comunidades, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre o uso dos recursos naturais”, destaca.

Como funciona

A competição combina aprendizado e tecnologia por meio de desafios gamificados e provas interativas que incentivam a reflexão sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade. A iniciativa também oferece formação continuada para professores, fortalecendo o trabalho desenvolvido em sala de aula.

Como participar

As escolas podem se inscrever gratuitamente até 15 de setembro pelo site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Após o cadastro da instituição, os professores ficam responsáveis pela inscrição dos alunos e pelo acompanhamento das atividades.

Etapas da competição

Na primeira fase, os participantes enfrentam desafios gamificados sobre eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Já na segunda, realizam uma prova objetiva, disponível pelo site e plataforma oficial da Olimpíada.

  • Inscrições: até 15 de setembro

  • Desafios (1ª fase): 4 a 18 de setembro

  • Provas (2ª fase): 21 a 25 de setembro

  • Resultado: primeira quinzena de outubro

  • Semana Olímpica: 9 a 13 de novembro

  • Cerimônia Nacional de Premiação: 12 de novembro

Premiação

Os participantes que alcançarem as maiores pontuações receberão medalhas de ouro, prata e bronze. Dois estudantes de cada Estado (um com melhor desempenho no ensino fundamental e outro no médio) ganharão um notebook e uma viagem com todas as despesas pagas para Brasília, acompanhados por um responsável, para participar da Semana Olímpica e da cerimônia nacional de premiação. O professor com melhor classificação em cada estado também será reconhecido e representará sua unidade federativa no evento nacion

ㅤㅤㅤ