A feira Araguaína Tem inicia nesta quinta (10) e encerra no sábado (12).

O candidato a prefeito do Podemos, Alan Barbiero, apresentou, neste sábado, 10 de outubro, estudo mostrando que nos anos de 2018, 2019 e 2020 (até o mês de agosto) Araguaína teve saldo positivo de geração de empregos formais 13,5 vezes superior ao de Palmas no mesmo período.

Os números são uma mostra clara da correção da gestão do Podemos de Ronaldo Dimas em Araguaína, ao mesmo tempo que cristalizam a falta de planejamento sério para a geração de empregos na Capital”, destacou Alan Barbiero.

Os dados de empregos são do Caged (cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que tem suas informações administradas pelo governo federal. Conforme os números, nesses 32 meses o saldo positivo de empregos em Araguaína é 1.972, enquanto que em Palmas o número é de apenas 146.

“Como pode, no mesmo Estado, Araguaína ter números tão superiores no mesmo período. Palmas é a Capital do Tocantins e possuí 100 mil habitantes a mais, o que deveria facilitar no desenvolvimento da economia. No entanto, há uma clara mostra que a gestão municipal não faz a sua parte”, ressaltou Alan Barbiero.

Para o coordenador da área econômica do Podemos em Palmas, professor Waldecy Rodrigues, a diferença se torna ainda mais gritante quando é levada em conta a arrecadação dos dois municípios no período.

Durante os 32 meses, dados do Portal da Transparência das duas prefeituras mostram que Palmas teve uma receita total de R$ 3,52 bilhões, enquanto Araguaína contou com R$ 1,29 bilhão.

“Não foi por falta de dinheiro na Capital que mais e melhores empregos foram gerados. São necessárias ter políticas públicas mais inteligentes e criativas para atrair novas empresas e facilitar os novos investimentos e também valorizar os empreendedores que já estão em Palmas. Mesmo a Capital tendo quase três vezes mais dinheiro que Araguaína, infelizmente não logrou tanto êxito quanto poderia chegar na política de emprego e renda, o que foi melhor executado em Araguaína, pois os números confirmam tal fato”, ressaltou Waldecy Rodrigues.

Projetos

Para mudar essa realidade, o candidato do Podemos pretende tornar Palmas um centro de referência brasileiro de aquicultura e pesca; implantar e fortalecer cooperativas para gerar oportunidades de trabalho, relacionadas à piscicultura, reciclagem, cuidado de idosos, turismo e agricultura familiar, com a prefeitura garantindo parte da compra da produção para estimular o desenvolvimento local; apoiar a criação de cooperativas para inclusão de pessoas especiais no mercado de trabalho, tais como autistas, cegos, surdos entre outros; ampliar a cobertura dos programas de formação continuada, qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, especialmente para os jovens rurais e aqueles expostos aos maiores riscos sociais com vistas no empreendedorismo (Jovem Empreendedor) e apoiar as iniciativas individuais e coletivas dos jovens empreendedores e promover a Economia Solidária.

Além disso, Alan destacou que a sua gestão vai realizar uma reforma tributária para estimular a atividade empresarial e a justiça social e criar um programa para isenção de até 90% do IPTU para todas as empresas que foram afetadas pelos decretos restritivos durante a pandemia.

“Outro ponto importante será o papel do poder público de facilitar e apoiar os empreendedores, reduzindo as burocracias e fortalecendo as iniciativas locais. Iremos regulamentar a Lei Federal 13.874, que simplifica a abertura de novas empresas, alvarás de funcionamento e outros”, frisou Alan Barbiero, ao se referir a Lei da Liberdade Econômica. Em Araguaína, essa regulamentação ajudou a mais do que dobrar a quantidade de aberturas de pequenas empresas por ano.