Notícias

Araguaína já tem 1.500 casos de coronavírus, estima presidente do partido de Dimas

Cidade contabilizou 98 casos até sábado (2), mas o número pode ser maior porque não há testes em massa.

Rerisson Macedo estima 1500 casos de Covid-19 em Araguaína.
Foto: Reprodução

O presidente do Diretório Municipal do Podemos, delegado Rérisson Macedo, estima que Araguaína pode ter 1.500 infectados pelo novo coronavírus. Segundo publicou em seu perfil do Facebook neste domingo (3) a estimativa é baseada em dados estatísticos.

Rérisson, que assumiu a direção do partido de Dimas em Araguaína, é defensor do isolamento social, método eficaz de prevenção ao coronavírus. Neste domingo, quando Araguaína completou 98 casos confirmados, ele fez a publicação que causou apreensão nas redes sociais.

“Hoje 98, amanhã teremos mais de 100 casos notificados e, destes, certamente pelas estatísticas totalizaremos uma estimativa de cerca de 1.500 pessoas já infectadas em Araguaína”. Disse Rérisson ao compartilhar a atualização do Boletim Covid-19 e um post da prefeitura que reforça o isolamento social.

Os dados divulgados no domingo mostram que Araguaína registrou 98 casos no sábado (2). E os dados de domingo serão divulgados nesta segunda-feira, pois agora todos os dados são consolidados até às 23h, e divulgados na manhã do dia seguinte.  

O levantamento de sábado apontou ainda que nove pessoas já se recuperaram. Outras 616 suspeitas já foram descartadas, mas há outros 320 casos suspeitos.

O post de Rérissom causou repercussão nas redes sociais e muitos ficaram na dúvida sobre como ele chegou a essa estimativa. Na publicação não há menção sobre a forma de cálculo para chegar ao número estimado.

Mas ela se torna real na medida em que, segundo especialistas, como o presidente do Hospital Albert Einstein, médico-cirurgião Sidney Klajner, a cada caso confirmado, outros 15 não são rastreados. Isso porque o percentual de casos assintomáticos é grande e de difícil detecção, pois há poucos testes em massa.

Outros pesquisadores apontam que apenas um em cada 10 infectado é diagnosticado no Brasil. Considerando que Araguaína tem 98 confirmados, conforme a estatística acima, seriam 980 infectados na cidade. Mas se levarmos em consideração a previsão do presidente do Hospital Albert Einstein, seriam 1.500 infectados.