Notícias

Araguaína promove ações sobre uso adequado do agrotóxico e descarte de embalagens

Atividades do "Projeto Integrado: Agro Consciente, Campo Limpo", promovidas pelo CEREST, ocorrem nos dias 6, 8, 13, 14, 18, 25 e 29, com palestras, blitz educativas, simpósio e ações de fiscalização voltadas ao uso responsável de agrotóxicos

O projeto também aborda a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no manuseio de defensivos agrícolas, reforçando a segurança do trabalhador do campo
Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Em alusão ao Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto, a Prefeitura de Araguaína, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC), realiza durante todo o mês o “Projeto Integrado: Agro Consciente, Campo Limpo”. A iniciativa conta com a participação de diversas secretarias municipais, instituições e representantes do setor agrícola.

De acordo com o Cerest, o objetivo da programação é promover a conscientização da população trabalhadora quanto ao uso adequado de defensivos agrícolas (agrotóxicos) e ao descarte correto de suas embalagens. A iniciativa busca contribuir para a preservação da saúde dos trabalhadores rurais, da comunidade em geral e do meio ambiente, incentivando práticas mais seguras e sustentáveis tanto no campo quanto na cidade.

Além disso, o projeto aborda a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no manuseio de defensivos agrícolas, reforçando a segurança do trabalhador.

De acordo com Lilaléa Farias, diretora do (Cerest), os encontros são essenciais para o trabalho dos pequenos produtores.

“Sabemos que temos uma população grande de produtores agrícolas e boa parte dela é formada por produtores simples e trabalhadores rurais com produções menores. Eles enfrentam dificuldades no uso correto dos produtos e, em muitos casos, não dispõem de EPIs. Por isso, esse projeto é tão importante. Nesses dias, teremos capacitações voltadas para os agentes de saúde e para os profissionais que visitam as residências, com atuação tanto na zona urbana e nas áreas rurais do município”, ressalta.

Dia 6 de agosto

As atividades têm início no dia 6 de agosto, no Espaço Cultural de Araguaína. Técnicos do Cerest e da Adapec conduzirão um momento de diálogo e troca de saberes com 200 Agentes de Combate a Endemias. O tema será os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, no meio ambiente e nas atividades de controle de endemias. A ação busca fortalecer a consciência crítica dos profissionais, incentivar práticas mais seguras no campo e melhorar a orientação às comunidades atendidas.

Dia 8 de agosto

No dia 8, a programação segue no auditório da Secretaria da Administração, voltada a 35 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona rural. O objetivo da atividade é fortalecer o papel desses profissionais na orientação da comunidade quanto aos riscos de exposição aos agrotóxicos e formas de prevenção.

Dias 13 e 14 de agosto

Nos dias 13 e 14, será realizada uma blitz educativa em dois pontos estratégicos: no povoado Barra da Grota e no posto fiscal próximo à região da Jacuba. A ação será promovida pela equipe da Adapec, em parceria com o Cerest. Serão distribuídos materiais informativos e realizadas orientações aos condutores que estiverem transitando pelos locais.

Dia 18 de agosto

No dia 18, será realizado o Simpósio “Agro Consciente, Campo Limpo”, no auditório da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O evento reunirá secretarias municipais, instituições e representantes do setor agrícola para discutir o uso responsável de agrotóxicos, seus impactos e alternativas sustentáveis para a produção rural. A ação é promovida por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, da Assistência Social e do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, com apoio de instituições como o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPEV), universidades e cooperativas locais.

A programação do simpósio contará com palestras, mesas-redondas e exposições voltadas a agricultores, estudantes, técnicos, agentes públicos e comunidade em geral. Os temas abordados incluem intoxicação por defensivos, descarte correto de embalagens, boas práticas no campo e agroecologia. A entrada será gratuita e os participantes receberão certificado.

De 25 a 29 de agosto

Encerrando a programação, entre os dias 25 e 29 de agosto, a Adapec, em parceria com o Cerest, realizará ações de fiscalização em diferentes pontos do município de Araguaína.