
Com os resultados positivos do projeto Empreenda Mulher, mais um encontro será realizado em Araguaína. A iniciativa é da Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria da Fazenda, em parceria com o Sebrae através do programa Cidade Empreendedora e da Sala do Empreendedor.
O evento especial de comemoração ao primeiro ano do programa conta com 150 vagas gratuitas e acontece no dia 20 de setembro, às 16h30, no Filadélfia Eventos, ao lado do Via Filadélfia.
“O Empreenda Mulher nasceu com o propósito de resgatar a autoconfiança da mulher empreendedora e daquelas que estão procurando propósito no empreendedorismo. Sabemos que empreender não é apenas sobre negócios, mas também resgatar a autoestima e a capacidade de transformar desafios em oportunidades. Além de todo acolhimento que oferecemos, tocamos em algo negligenciado pela sociedade: a saúde mental dessas mulheres”, explica Liliane Milhomens, coordenadora da Sala do Empreendedor.
Programação
A programação será dividida em três momentos. Primeiro haverá uma palestra sobre Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Protagonismo e Mentalidade de Alta Performance. Em seguida acontece um talk show com convidadas que vão compartilhar experiências de vida e negócios. No encerramento será feita uma homenagem a todas as palestrantes, incluindo as de outras edições.
As vagas são destinadas ao público feminino, incluindo empreendedoras, estudantes ou mulheres em busca de propósito. As inscrições gratuitas estão disponíveis no link: https://docs.google.com/
O que é o Empreenda Mulher
O Empreenda Mulher é um projeto de políticas públicas voltado ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. Ele apoia mulheres que desejam empreender, oferecendo orientações, oficinas, palestras e reflexões sobre temas como saúde mental, autocuidado e autoimagem. O objetivo é contribuir para que as participantes desenvolvam seus negócios e também ampliem a confiança, o bem-estar e a autonomia econômica e social. O encontro do dia 20 de setembro marca a quinta edição do projeto.
Resultados do primeiro ano
Em um ano de atividades o Empreenda Mulher alcançou mais de 500 mulheres. Nesse período foram realizadas palestras e oficinas que abordaram desde valorização da autoimagem até alternativas de geração de renda.
Um dos principais resultados está no acolhimento oferecido às participantes. Muitas mulheres relataram que encontraram no projeto um espaço de cuidado que fortaleceu não apenas as habilidades profissionais, mas também a autoestima e a saúde mental.
A primeira-dama e psicóloga Ana Paula Lopes participou de edições anteriores e vai mediar o talk show na celebração marcada para o dia 20. Ela ressalta os impactos que o projeto tem na vida de cada mulher participante.
“A Sala do Empreendedor é fundamental porque oferece às mulheres ferramentas para acreditarem em si mesmas, para que possam transformar seus talentos em oportunidades e enfrentar os desafios com mais equilíbrio. Ouvimos diversos testemunhos sobre os impactos positivos em empreender. Muitas mulheres ressignificam dores, encontram novas possibilidades e reconstroem suas identidades com mais confiança. Empreender vai muito além de abrir um negócio”, destaca.
Edições já realizadas e futuro do Projeto
O projeto começou com o lançamento do Empreenda Mulher em sua primeira edição. A segunda edição teve o tema Além do Gloss, com palestra sobre autocuidado e uma oficina de maquiagem voltada para o mercado de trabalho.
A terceira edição recebeu o nome Entre Elas e trouxe uma palestra sobre saúde mental acompanhada de uma oficina de como se vestir para o ambiente profissional. Já a quarta edição foi realizada com uma oficina de produção de temperos caseiros como alternativa de renda.
Para os próximos meses está prevista a realização do Empreenda Mulher Mães Atípicas, voltado para mulheres que vivem os desafios da maternidade atípica. Para o segundo ano do programa há também a intenção de ampliar o trabalho com grupos femininos sub-representados.