Vacinação de jovens contra a covid-19 em Araguaína.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Secretaria de Saúde de Araguaína informou neste sábado (18) que vai retomar o cronograma de vacinação de adolescentes, mesmo após o Ministério da Saúde recomendar a suspensão da campanha para este público. Atualmente, a vacinação está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos na cidade. 

De acordo com a pasta, a decisão foi baseada em uma nota de orientação recebida pelo COSEMS-TO (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins). Com isso, a partir da segunda-feira (20), o município volta a vacinar o público de 12 a 17 anos. 

Em nota, o COSEMS-TO ressaltou que respeita o posicionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) de seguir a orientação do Ministério da Saúde em restringir a vacinação apenas para adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Entretanto, considerando o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), que representa todas as Secretarias de Estado da Saúde do Brasil, e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que representa as Gestões de Saúde Municipais, o COSEMS-TO defende a continuidade da vacinação para a devida proteção da população jovem.