Notícias

Araguaína será 1ª cidade do estado a vacinar pessoas a partir dos 58 anos contra covid

Primeira etapa será nos dias 14 e 15 de junho pelo sistema drive-thru, no Parque de Exposições de Araguaína

Município de Araguaína começará a vacinar a população com idade a partir dos 58 anos.
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A Prefeitura de Araguaína será a primeira do Tocantins a vacinar a população com idade a partir dos 58 anos contra a covid-19. A primeira dose será oferecida por meio da modalidade drive-thru no Parque de Exposições de Araguaína nos dias 14 e 15 de junho. A faixa etária da população que já poderá receber a vacina está sendo reduzida de acordo com a disponibilidade de doses no estoque de Araguaína.

O Município também divulgou o cronograma de vacinação e a lista dos próximos grupos que deverão ser imunizados contra a covid-19. O documento traz o planejamento de aplicação das vacinas até o dia 10 de julho, incluindo trabalhadores da educação que atuam em instituições de ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino profissionalizante e superior, Trabalhadores da Limpeza Urbana, pessoas em situação de rua e caminhoneiros.

Público prioritário

Apesar do feriado em homenagem ao padroeiro de Araguaína, Sagrado Coração de Jesus, na terça-feira, 15 e do ponto facultativo na segunda-feira, dia 14, a Secretaria da Saúde de Araguaína também continuará fazendo a vacinação dos grupos prioritários contra a covid-19.

Na lista estão as pessoas com comorbidades e portadores de deficiência permanente que tenham idade acima de 18 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; trabalhadores da saúde e do transporte coletivo cadastrados na ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito) de Araguaína.

As doses para esses grupos estarão disponíveis na UBS Araguaína Sul; UBS JK; UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba); UBS Nova Araguaína; UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma (Via Lago). O horário de atendimento será das 8h às 16h.

Documentos necessários

Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação, um documento pessoal com foto, cartão do SUS e no caso dos trabalhadores da educação, a declaração de vínculo original com a instituição de ensino, assinada e carimbada pelo gestor, especificando a função e o nível de ensino.

Pessoas com comorbidades e deficiências, devem levar um relatório, laudo ou prescrição médica. Já os trabalhadores do transporte deverão apresentar comprovação do exercício da profissão.

Cronograma de vacinação

De acordo com o cronograma, poderão ser imunizados contra a covid-19, os seguintes públicos prioritários:

14 a 18/06 - Trabalhadores da educação que atuam em instituições de ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino profissionalizante, ensino superior e trabalhadores da Saúde (exceto estagiários).

17/06 - Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

21 a 25/06 - Trabalhadores da educação que atuam na Secretaria Municipal da Educação e Diretoria Regional de Ensino, trabalhadores da indústria, pessoas em situação de rua e estagiários da área da saúde.

28/06 a 09/07 - Caminhoneiros.

5 a 10/07 - População privada de liberdade.