População de Araguaína chega na média de 180 mil habitantes em 2019

Há 20 dias Araguaína confirmava o 1º caso de contágio por coronavírus e desde então surgiram cinco novos, totalizando assim em seis. Neste período, o AN vem divulgando a evolução do contágio, as restrições de funcionamento do comércio e ações para conter o avanço e as medidas de prevenções adotadas.

Nesta segunda-feira (13) a reportagem do AN traz um balanço parcial, com base em informações oficiais, sobre o número de suspeitas, casos descartados, confirmados e a quantidade de pessoas que já se recuperaram. Além relembrar os nomes de setores onde houve testes positivos.

Conforme o Boletim Covid-19 desde domingo (12), a prefeitura de Araguaína divulgou 275 resultados de exames realizados em pessoas com suspeitas.  Destes, apenas seis foram confirmados, um percentual de 2,18% de testes positivos. Já outros 269, o que representa 97,8%, foram descartados.

O Boletim deste domingo também trouxe a informação de que há 120 casos suspeitos. Isto é, não há confirmação e nem descarte, pois as pessoas ou vão fazer o teste ou aguardam pelo resultado. 

A demora é justificada pelo fato de o resultado do teste convencional, feito no Lacen em Palmas, sair em sete dias. Já o teste rápido só tem eficiência no diagnóstico se aplicado a partir do 6º dia de contágio.

Dos seis casos de Covid-19 em Araguaína, três pacientes já se recuperaram, o que representa 50%. Entre os suspeitos, confirmados e descartados, as notificações em Araguaína somam 395. Considerando a média da população de 180.470 habitantes, o percentual de suspeitos atingiu 0,218% dos residentes da cidade.

Já os outros 99,78% da população, não ainda não foram contagiados ou diagnosticados com coronavírus.  Ao considerar só os casos confirmados (6), em relação à população (180,4 mil), temos até o momento o índice de 0,003% de infectados.

Em números absolutos, temos a proporção de um caso confirmado para cada 30 mil habitantes.