Ocupação de leitos de UTI COVID em Araguaína.
Foto: Edição AN/Reprodução Íntegra Saúde

Araguaína, a capital econômica do Tocantins, vive uma aparente normalidade com o comércio em funcionamento e pessoas andando nas ruas, mesmo sendo a cidade mais afetada pelo coronavírus no estado.  A realidade é que, infelizmente, a cidade lidera o ranking estadual de casos e óbitos por covid-19.

Com a grande demanda, a rede de saúde está sobrecarregada e as UTIs quase todas lotadas. 

Dados da plataforma Íntegra Saúde (da Secretaria de Estado da Saúde-SES) atualizados na manhã desta quarta-feira (19), apontam que há 42 pessoas internadas em UTIs covid-19 em Araguaína e existe apenas duas vagas de UTI na cidade. 

Lotação nos hospitais

No Hospital Dom Orione (HDO) a lotação atingiu 100%, com 10 pacientes internados. No Instituto Sinai as sete UTIs estão com pacientes também. No Hospital Regional a situação é semelhante, a lotação é de 88%. Isto é, dos 17 leitos, 15 deles estão ocupados com pacientes internados, restando apenas duas vagas. 

No Hospital de Campanha de Araguaína, gerenciado pelo Municipio, a lotação também chegou ao limite. Segundo o Integra Saúde, os 10 leitos de UTI covid estão todos com pacientes.  Há 6 leitos de UTI Pediátrica no Hospital Municipal, sendo dois ocupados e quatro livres. 

Boletim

Conforme o último boletim municipal desta terça-feira (18), Araguaína chegou a 9.594 casos confirmados. Desse total, 7.734 estão recuperados, mas 1.735 pessoas estão ativas da doença e outras 125 foram a óbito.