
O PT anunciou convenção municipal para o dia 31 de agosto, data em que homologará os nomes dos candidatos a vereador e do postulando ao cargo de prefeito, assim como vice. O partido vai apostar na chapa pura, encabeçada pelo ex-juiz do trabalho Leador Machado e pela professora da UFT Vera Caixeta, como vice.
Nos bastidores, comenta-se que a eleição do petista histórico Célio Moura, em 2018, como deputado federal empolgou os petistas. Diante disso, o partido que apoiou a reeleição de Ronaldo Dimas em 2016, decidiu disputar a prefeitura de Araguaína.
Inclusive, Célio Moura tem feito duras críticas ao ex-aliado, dizendo que Dimas é um “bom administrador de obras do PT”. Mas o partido perdeu nomes conhecidos, como Silvinia do Sintet, que já foi vereadora e trocou o PT pelo grupo de Dimas, onde visa disputar a Câmara.
Apesar de perder a companheira sindicalista, o PT reforçou o time com a escolha da professora da UFT Vera Caixeta para ser a candidata a vice. O ex-juiz do trabalho Leador Machado, que luta para sentar na cadeira onde Dimas se encontra, fez menção aos coronéis da política e considera que a população de Araguaína está desprezada.
—Nosso povo tem personalidade e caráter, são trabalhadores, estudantes, que não se deixam levar por falácias de coronéis. (...) Não podemos permitir que a cidade com a segunda maior economia do estado despreze seu povo. E é com esse sentimento de responsabilidade com o futuro de Araguaína que reuniremos nossa base aliada (...) para reafirmar que o modo petista de governar valoriza e cuida das pessoas. Destacou Leador.
Leador ressaltou que a escolha da professora Vera Caixeta para ser a vice da chama é fruto de uma decisão coletiva, mediante consulta popular, que representa a valorização feminina.
—Além do dom de ser mulher, a professora Vera foi indicada pelo preparo e competência que marcam sua trajetória de profissional e cidadã. Exemplo é o brilhante trabalho que desempenha na Universidade Federal do Tocantins nos últimos 16 anos. Destacou.
O evento será realizado dia 31 na residência do pré-candidato Leador Machado, no setor Araguaína Sul, das 19 às 22h. Contará apenas com a presença de sua vice, professora Vera Caixeta, pré-candidatos a vereadores, e membros do Diretório Municipal do PT.
Demais partidários e apoiadores participarão por meio de plataforma virtual para respeitar as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19.
Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as Eleições Municipais 2020, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro.