Cozinheira Maria Keila Nunes Cardoso, 34 anos, no leito do HRA

Uma mãe de seis filhos, que já agitou "bandeirolas" na campanha do Governador Marcelo Miranda (MDB), implora para não morrer como "cachorro sem dono" no Hospital Regional de Araguaína (HRA).  Acamada há 14 dias, a cozinheira Maria Keila Nunes Cardoso, 34 anos, aguarda vaga na UTI para realizar uma cirurgia.

Ela sofreu acidente no último dia 24 de fevereiro na Av. Castelo Branco, em Araguaína. Em decorrência disso, fraturou a coluna vertebral, ficou paraplégica e agora necessita de cirurgia. Desde o ocorrido, segundo ela, está no HRA, mas não consegue realizar o procedimento por falta de vaga na UTI.

Cardoso enviou vídeos e áudios à redação do AN com apelo às autoridades. Ela narra o drama vivido nos últimos dias, menciona que conhece os políticos do Tocantins, inclusive trabalhou na campanha de Carlos Gaguim e de Marcelo Miranda. Relatou que trabalhou por oito anos para o município de Araguaína.  Mas, que após o acidente, está em estado de abandono no HRA.

-- Não tem nenhum (político) que vem aqui no Hospital me visitar. Não tem nenhum, gente. O que é isso? Pelo amor de Deus! (...) O que eu quero é uma ajuda para voltar a andar, gente. Eu preciso voltar a andar. Eu preciso dos meus passos. Esse é o apelo que eu faço. Implora a mãe acamada no HRA, a espera de cirurgia.

Na sequência, Maria Keila apela ao Governador Marcelo Miranda, para quem agitou bandeira durante campanha. "Faz alguma coisa por mim. Eu já fiz por você um dia (...) Marcelo Miranda. Eu caminhei caminhada junto com você. Eu arribei bandeira para você. (...) E hoje estou aqui num leito de hospital, gritando do mesmo jeito: socorro, socorro. (...) Eu sou mãe de seis filhos, eu preciso ficar boa para cuidar dos meus filhos."

Em outro vídeo, a mulher diz que não acredita na falta de UTI para justificar o adiamento da cirurgia. Keila cita que quase todo dia fica de dieta zero, mas o procedimento nunca sai. "É descaso mesmo, é falta de interesse. Porque é uma pobre, mãe de família.  (...)  Estou  jogada aqui nesse hospital, feito cachorro sem dono".

Keila ainda relata que a situação está difícil no HRA, pois os lençóis são trocados só a cada três dias. As lixeiras estão transbordando e os corredores do hospital estão lotado de pacientes.  "[Marcelo],  o que você está fazendo que tá deixando nós morrer à mingua desse jeito?" .Implora a paciente que pediu votos para o Governador Marcelo Miranda.

O que diz a SES

Em nota ano AN nesta tarde, a Secretaria de Estado da Saúde (Ses-TO) esclareceu que a paciente Keila Nunes "ainda não possui condições clínicas de ser submetida a procedimento cirúrgico em virtude de um quadro de trombose identificado durante a realização da bateria de exames pré operatórios.

A paciente segue sob os cuidados da equipe multidisciplinar do Hospital Regional de Araguaina, onde aguarda a melhora de seu estado clínico para que, de forma responsável, possa ser reavaliada e identificadas condições médicas para este fim, seja então operada" afirma a secretaria.