Ramila Macedo e Fernando Almeida/Araguaína Notícias

Centenas de araguainenses realizam na tarde desta terça-feira (19) uma manifestação pedindo mais segurança. Eles reclamam da insegurança na cidade, da criminalidade e repudiam o número de homicídios ocorridos neste ano, que já somam 54 mortes.  

A concentração começou por volta das 16h30min, na Av. Cônego João Lima, em frente à Loja Liliani, onde na tarde de ontem o gerente Adriano Inácio da Silva Montéiro foi baleado durante um assalto e acabou não resistindo.

Várias lojas fecharam as portas mais cedo, funcionários e empresários se juntaram aos populares e partiram em caminhada pela avenida principal da cidade, indo em direção a Praça das Bandeiras.

Durante o ato, o cortejo que levava o corpo do gerente Adriano ficou a frente da multidão.

Ao fazer uso da palavra, a gerente Cátia Ferreira relatou que o clima de pavor  se instalou no comércio de Araguaína.  “Nós entramos de manhã, mas não temos a certeza se voltamos para casa.  Ou voltar para casa sim, dentro de um caixão.  (...) Ontem eu voltei pra casa com a aquela insegurança: Meu Deus!  Ontem foi o gerente do lado na nossa Loja. Amanhã pode ser nós.  Estamos a mercê desses bandidos !” 

A representante da Aciara, Antônia Lopes, enfatizou que a Segurança Pública é de responsabilidade de todas as esferas de governo e cobrou. “Já estamos no nosso limite. Que o Governo tome uma decisão imediata para dar tranquilidade à população de Araguaína. (...) “Os funcionários [do comércio] não estão conseguindo trabalhar porque não tem segurança.” Entre as reinvindicações da associação estão mais viaturas nas ruas, concurso publico e efetivo maior.

O empresário Manoel de Assis, ex-presidente da Aciara, lembrou que mais uma vez a população sai às ruas para pedir segurança. “Esse movimento mais uma vez está acontecendo. Só que agora vamos buscar, através do governo do estado, uma solução imediata para essa violência que está acometendo Araguaína. Não podemos mais aceitar isso e cruzar os braços, porque a classe empresarial está junto com a sociedade para trazer segurança para população de Araguaína”. 

Durante o ato da Praça das Bandeiras os manifestantes ficaram de mãos dadas e rezaram o Pai Nosso em apoio à família do gerente Adriano.  Em coro diziam: “Governador, Cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!!”, “Queremos Justiça! Queremos Segurança!” .

A Aciara elaborou um documento  pontuando as cobranças, com assinatura de entidades e associações para encaminhar ao Governador.

Em resposta às reinvindicações, Sub-comandante do 2º BPM, Major Márcio,  relatou as providências a serem tomadas. “A Polícia Militar vai continuar fazendo o que sempre fez: trabalhar 24 horas por dia para defender a sociedade. O Comandante Geral disponibilizou pra gente a utilização das horas extras, que possibilita a utilização de nos horários de folga. Policiais aqui mesmo de Araguaína, vão estar trabalhando no horário de folga para reforçar o efetivo.  A medida aqui é paliativa, até que se efetive o concurso da Polícia Militar, que vai melhorar realmente nosso efetivo”, Afirmou. 

 

Foto: Johnatan Macedo

 

Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias