Política

Araguanã elegerá novo prefeito após renúncia do titular, morte do vice e do interino

Qualquer cidadão de Araguanã, desde que preencha os requisitos, pode concorrer à vaga de prefeito e vice.

Cidade de Araguanã, Tocantins
Foto: Divulgação

Localizada às margens do Rio Araguaia e com população de pouco mais de 6 mil habitantes, o município de Araguanã vive um momento político conturbado. Isso porque o prefeito renunciou ao cargo no final de 2017 e recentemente o vice-prefeito e o substituto na linha sucessória morreram. Agora o município elegerá novo gestor para mandato tampão de cinco meses.

O edital com as regras e o calendário eleitoral foi publicado nesta sexta-feira, 17. A chapa interessada em concorrer ao pleito deve se registrar até próxima sexta feira (25) de julho e a eleição será realizada dia 2 de agosto.

Como se trata de eleição indireta, a população não irá às urnas. A escolha será feita pela Câmara Municipal, que já estipulou as regras.  Qualquer cidadão de Araguanã, desde que preencha os requisitos, pode concorrer à vaga de prefeito e vice.

Basta ser maior de 21 anos, alfabetizado, ser morador da cidade e ter título de eleitor válido. Claro, tem que estar filiado a partido político em pleno exercício dos direitos políticos.

A eleição será às 9h00 da manhã na Câmara de Araguanã e a chapa eleita será empossada imediatamente, com mandato até 31 de dezembro de 2020. A eleição geral para eleger prefeito e vice para os próximos quatro anos será realizada dia 15 de novembro. Nesta data, a população poderá fazer a escolha de novo gestor para os próximos quatro anos.  

Histórico

O período conturbado na história política de Araguanã começou em dezembro de 2017. Na época, o então prefeito Fernando Luís dos Santos (PSD) renunciou ao cargo alegando problemas financeiros no município. Depois disso, o então vice-prefeito, Hernandes Neves de Brito (DEM), assumiu ao cargo para concluir o mandato.

Entretanto, ele contraiu covid-19 e foi internado no Hospital Dom Orione (HDO) em Araguaína. Com isso, o presidente da Câmara, Cícero Cruz de Araújo (PSD), assumiu o cargo interinamente. Acontece que ele faleceu dia 26 de junho, após sofrer infarto fulminante em Araguaína.

Dessa forma, a vice presidente da Câmara, Irene Rodrigues Ramos Duarte (PSD), assumiu ao cargo de prefeita, até que Cícero se recuperasse para voltar ao posto. Mas, após um mês internado, Cicero morreu de covid-19 e o cargo de prefeito ficou desocupado.

Agora, conforme a Legislação Eleitoral, haverá eleição indireta para o mandato tampão.