
O bom momento do artesanato tocantinense foi reconhecido durante a visita do secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, na sexta-feira, 11, que percorreu a área do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) na feira.
“Como secretário nacional do Artesanato, tenho uma alegria imensa de estar aqui no estande do Tocantins. O Estado produz um artesanato de alta qualidade, que expressa com arte a sua identidade. O Governo Estadual tem dado um apoio importante para a participação nas feiras nacionais, e isso também impacta positivamente a economia brasileira, já que o artesanato gera renda para muitas famílias e núcleos produtivos. É algo que nos enche de alegria”, afirmou o secretário.
Ainda durante a programação do dia, o secretário da Cultura Tião Pinheiro e a secretária-executiva da pasta, Valéria Kurovski, receberam no estande tocantinense o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes. A visita reforçou os laços institucionais entre os estados e evidenciou o papel da Fenearte como um espaço estratégico de articulação no setor cultural.
Mercado internacional
Entre os destaques do estande está o trabalho da artesã Eliene Bispo, representante da Associação Dianapolina de Artesãos. Com mais de duas décadas dedicadas ao capim-dourado, Eliene já exporta para sete países e, este ano, apresentou uma nova coleção inspirada nas filigranas de Natividade.
As peças — como mandalas, colares de mesa e porta-joias — foram desenvolvidas com apoio técnico do Sebrae e já tiveram parte da produção enviada para a França.
“Essa nova coleção surgiu com o apoio da artesã Ana Cláudia, contratada pelo Sebrae, e trouxe peças como a mandala, um colar de mesa e um porta-joias. Para mim, estar exportando hoje depois de tantos desafios é muito significativo. Participei de uma oficina da ApexBrasil e aprendi, por conta própria, como fazer todo o processo de exportação. Por isso, sempre que posso, ajudo outros artesãos que estão começando”, relata Eliene, emocionada com o reconhecimento alcançado fora do país.
A profissionalização dos artesãos e o apoio técnico especializado também foram destacados pela especialista em competitividade da ApexBrasil, Adamita Mizuno.
“Para realizar uma exportação, é necessário planejamento e preparação. Participar da Fenearte já é um passo importante nesse caminho, pois permite aos artesãos desenvolverem competências e fortalecerem sua competitividade para o processo de vendas, inclusive no mercado nacional”, pontua.
Segundo ela, a ApexBrasil conta com um programa exclusivo de apoio ao artesanato brasileiro, o Brasil Feito à Mão, que oferece desde cursos gratuitos e consultorias até apoio logístico e participação em rodadas de negócios e feiras nacionais e internacionais.
A visibilidade alcançada no evento reforça o potencial do Tocantins em ampliar sua presença nos mercados nacional e internacional.




