Entretenimento

As evoluções tecnológicas que temos dentro de casa

Avanços tecnológicos facilitam o cotidiano das atividades do lar

Hoje, e nas décadas futuras, uma casa moderna é equipada com aparelhos com desempenho de um computador.
Foto: Ilustrativa

Foi-se o tempo em que eletrodomésticos inteligentes eram apenas elementos fictícios de produções audiovisuais. Presentes em clássicos como Os Jetsons e De Volta para o Futuro, aparelhos eletrônicos conhecidos, hoje, como smart são uma realidade e estão cada vez mais populares.

Uma tendência dessas novas tecnologias é o que ficou conhecido como Internet das Coisas. Assim, uma geladeira inteligente, por exemplo, não apenas tem a capacidade de refrigerar alimentos, mas também possui uma conexão sem fio, que proporciona a comunicação com outros aparelhos, inclusive, o seu celular.

No filme de Volta para o Futuro 2, lançado em 1989, a história se passa em 2015. Na época, um videogame futurista apresentava a possibilidade de jogar sem as mãos. Fora das telonas, na vida real, games que possuem essa funcionalidade já existem desde 2008.

Da mesma forma, em Os Jetsons, série de desenhos animados, lançada no início dos anos 1960, já se imaginava a possibilidade de realização de chamadas de vídeo. A previsão do desenho era de que isso seria possível no ano de 2062, mas a implementação dessa ferramenta se tornou extremamente popular na década que se inicia com o ano de 2020.

Livre de gelo

Quem viveu a adolescência nos anos 1990, provavelmente, tem memórias dos momentos de degelo dos modelos de geladeiras mais antigos. No passado, esses aparelhos formavam uma camada de gelo que, de tempos em tempos, precisava ser descongelada.

Apesar de as geladeiras frost free terem sido inventadas em 1983, só na última década é que elas se popularizaram e, hoje em dia, são os únicos modelos novos a venda.

Agora, se as geladeiras que têm sistema de congelamento que independem de gelo já são extremamente populares, novas tecnologias surgem para facilitar ainda mais o nosso cotidiano. As chamadas geladeiras smarts são um exemplo disso. Já disponíveis no mercado, alguns modelos vêm, inclusive, com sistemas operacionais de computadores instalados.

Com esses modelos ultramodernos, é possível, por exemplo, pesquisar uma nova receita enquanto prepara o almoço da família e até cadastrar o vencimento dos alimentos que estão armazenados.

Se, no passado, a noção de uma casa moderna era aquela equipada com diferentes aparelhos que executavam diferentes funções, hoje, e nas décadas futuras, ao que parece, a tendência é que todos os aparelhos eletrodomésticos consigam ter o desempenho de um computador.

Smart TV

Enquanto as geladeiras inteligentes ainda são um privilégio, as smart TVs já são extremamente populares. Seguindo a mesma tendência de outros aparelhos eletrodomésticos, os televisores inteligentes são aqueles que rodam sistemas operacionais e possuem acesso à internet.

Além do mais, as TVs inteligentes são uma resposta à forma como os produtos audiovisuais são distribuídos. Com a popularização da internet e, principalmente, a ascensão das plataformas de streamings, com conteúdos desde filmes, séries e shows, já era de se esperar que surgisse uma televisão com funcionalidades semelhantes às de um computador.

No entanto, a conexão com a internet não é a única função da televisão inteligente. Como dito, muitos modelos têm um sistema operacional, o que possibilita a execução de diversas outras funções. Entre elas, ouvir música, jogar games e até gravar um programa, visto que muitas vêm com memória interna.

Além disso, várias delas vêm com sistemas que permitem a realização de funções por meio de comandos de voz. Assim como a conexão com a internet, este recurso é uma tendência que está presente no projeto da maioria dos eletrônicos considerados smarts.

Esse tipo de comando é uma das diversas possibilidades da implementação de inteligências artificiais em aparelhos que já conhecemos, a fim de tornar a vida cotidiana do lar ainda mais funcional.