
A Secretaria da Saúde de Araguaína informou, nesta quarta-feira (15), que após novo ataque de hackers sofrido pelo site do Ministério da Saúde na última segunda-feira, 13, houve a queda do Sisreg (Sistema de Regulação), responsável pela marcação de consultas e de procedimentos especializados realizados pela secretaria.
De acordo com o município, a falta desse sistema dificulta a entrada dos usuários nos protocolos, as liberações das consultas e causa a suspensão momentânea da fila de espera, já que o sistema é necessário para a comunicação das UBS (unidades básicas de saúde) do Município com o Estado.
Até o retorno do sistema, torna-se necessária a anotação manual de todos os registros, já que os dados não podem ser consultados virtualmente.
A Saúde comunica ainda que consultas e procedimentos já agendados previamente estão sendo executados tanto em unidades municipais quanto em unidades contratadas. Já novos cadastros de procedimentos, devido à falta de registro no Sisreg, não estão sendo realizados até que a situação se regularize.
Entenda
Hackers atacaram o site do Ministério da Saúde e o sistema ConecteSUS, que emite o certificado de vacinação contra Covid.
O ataque começou na madrugada da sexta-feira (10) e afetou diversos sistemas do Ministério da Saúde. O ministério emitiu nota informando que vários dados estavam indisponíveis.
Já nesta segunda-feira (13), o sistema do Ministério da Saúde recebeu um segundo ataque cibernético, dessa vez de menor intensidade. O retorno de todas as funcionalidades estava previsto para esta terça-feira (14). Entretanto, após o novo ataque, segundo o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que não há um novo prazo.