O Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Tocantins (Sindessto) decidiu, nessa terça-feira (2), suspender novamente o atendimento aos usuários do Plano de Assistência do Servidor (Plansaúde) a partir de segunda-feira (8).

A entidade exige que o governo do Tocantins pague a referência de abril a hospitais, clínicas e demais prestadores de serviços do plano até as 18 horas de sexta-feira (5), para evitar a paralisação das atividades. Os prestadores de serviços de saúde também reivindicam o pagamento da referência de maio até o dia 23.

Se o Estado não pagar, esta será a terceira suspensão de atendimentos do Plansáude em 2016. O plano foi suspenso no dia 5 de fevereiro por conta do não pagamento de dívidas do Estado e após 17 dias retomado. Na ocasião, o governo diminuiu o débito depositando R$ 23,2 milhões.

Os prestadores de serviço do plano avisaram que poderiam suspender novamente o atendimento, se não fosse paga a referência 11 ou ao menos apresentada a data especifica para depósito, o que não aconteceu. No dia 7 de março os prestadores suspenderam, novamente, o atendimento aos usuários do Plansaúde, acusando o Estado de descumprir o acordo. Os atendimentos foram retomados 16 dias depois.