Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Alberto Sevilha, presidente Big Jow e conselheiro Severiano Costandrade
Foto: Imprensa ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Cristalândia, Big Jow, se reuniu nesta quinta-feira, 07, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Alberto Sevilha, e com o conselheiro Severiano Costandrade, para discutirem sobre os casos de sarampo que vêm ocorrendo no Tocantins. As autoridades entendem que se fazem necessárias ações rápidas e enérgicas por parte das gestões municipais para evitar o surgimento de novos casos.

“As equipes de saúde devem elaborar estratégias de atuação nessa situação, reforçar a imunização dos púbicos prioritários, promover campanhas de conscientização e se manterem em constante alerta diante de eventuais casos suspeitos”, disse Big Jow, que sugere ainda uma atuação conjunta, envolvendo governos e organizações para lutarem contra o surto de Sarampo.

A ATM reforça e lembra a importância da vacinação, e orienta os Municípios a intensificarem as campanhas de vacinação e garantirem que os públicos prioritários e de risco recebam as doses recomendadas. Ainda, que adotem medidas para evitar a disseminação do vírus e o constante monitoramento e vigilância epidemiológica para identificar e controlar rapidamente possíveis surtos.

Os primeiros casos surgiram no município de Campos Lindos. Segundo o Ministério da Saúde, os casos iniciais são importados, possuem vínculo epidemiológico e o histórico de viagem à Bolívia, país atualmente em surto da doença.

A ATM lembra que o Brasil havia reconquistado a certificação de país livre do Sarampo no ano de 2024. Contudo a queda na cobertura vacinal e a reintrodução do vírus em 2018 colocaram novamente o país em risco.