A qualidade da educação fundamental no município de Araguaína será discutida pela comunidade e pelo poder público em uma audiência pública, na próxima sexta-feira, 27, no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), localizado na Avenida Filadélfia, Setor Oeste.

O evento ocorrerá durante todo o dia, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em turnos que envolverão a comunidade escolar das 43 unidades de ensino, urbanas e rurais, da rede municipal.

 

As discussões serão mediadas pelo Ministério Público Estadual (MPE), entidade que está promovendo a audiência pública, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

 

Estarão em pauta os diversos aspectos que influenciam na qualidade da educação, a exemplo da estrutura física das escolas, transporte escolar, qualificação de professores e servidores, entre outros.

 

A necessidade da realização de uma audiência pública foi detectada durante vistoria às escolas do município realizada pelo MPE, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij). A partir dessas vistorias, o MPE percebeu a necessidade de discutir, de forma mais ampla, os problemas enfrentados pela educação no município, segundo explicou o Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

 

Participação

 

 

O Promotor de Justiça convida estudantes, pais, professores e demais servidores das escolas a comparecerem à audiência pública, para que contribuam com o diagnóstico da educação no município. Somente com a participação efetiva da comunidade escolar, as discussões resultarão em melhorias reais da educação, enfatizou Sidney Fiori Júnior.