A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC - Sul), realizou no sábado (30) uma das maiores apreensões de cocaína pura do estado. Ao todo, foram 318 kg de cocaína apreendidos em um avião na cidade de Formoso do Araguaia, sul do estado. Três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Civil, Klerkyson Castro Ferreira, de 19 anos, Edmilson Sousa da Conceição, de 48 anos e Sérgio Trindade dos Santos, de 60 anos foram capturados por volta das 16h da tarde de sábado, quando se encontravam em uma fazenda. Após prisão, os policiais civis localizaram e apreenderam mais de 318 kg de cocaína pura.
Conforme o delegado Rafael Fortes Falcão, que comandou a operação, a DEIC Sul já investigava o uso de uma pista de pouso clandestina, localizada na zona rural de Formoso do Araguaia. Durante monitoramento, confirmou que um avião transportando grande quantidade de entorpecentes havia sofrido um acidente e os envolvidos estariam retirando a droga e desmontando o avião, no local.
Diante dos fatos, equipes da DEIC-SUL se dirigiram até a fazenda e realizaram a abordagem e prisão dos envolvidos, além da apreensão da droga e de uma caminhonete Toyota, Hilux.
Segundo a PC, a droga está avaliada em R$ 15 milhões, se considerado o valor da droga praticado nas ruas. Considerando o valor, cada quilo custa aproximadamente R$ 47 mil.
Todos os suspeitos presos foram conduzidos à sede da DEIC Sul e, após as providências legais cabíveis, foram recolhidos à carceragem da Casa de Prisão Provisória de Gurupi, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.
Ainda de acordo com o delegado Rafael, durante as diligências realizadas a fim de localizar a pista de pouso clandestina, a equipe da DEIC Sul contou com o apoio de policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Formoso do Araguaia, os quais são exímios conhecedores da região e muito contribuíram para o sucesso da operação.