Notícias

Azul diz que aguarda adequações no aeroporto para retomar operações em Araguaína

Companhia anunciou ainda em 2018 que retomaria as operações em Araguaína, mas alega que continua aguardando adequações no aeroporto.

Companhia Aérea Azul diz que ainda aguarda adequações no aeroporto de Araguaína.
Foto: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas suspendeu voos em Araguaína há cinco anos. Três anos depois da suspensão, em 2018, a companhia anunciou a retomada, mas  aguarda adequações no aeroporto para voltar a operar na cidade. A informação foi confirmada pela reportagem junto à companhia área nesta quinta-feira, 5.

Questionada por qual motivo não houve a retomada da operação em Araguaína, conforme anunciado em maio de 2018, a Azul informou que:

Continua aguardando a implementação e certificação de equipamentos que auxiliam o pouso por instrumento de aeronaves.” Disse em nota, sinalizando a intenção de retomar os voos.

Além disso, a companhia afirmou que “ainda espera pela conclusão de outras adequações necessárias para a operação de jatos no aeroporto de Araguaína (TO). Mesmo sem ter um cronograma atualizado, a Azul reitera o interesse em operar na cidade, o que deve acontecer após a validação dos ajustes pelas autoridades competentes”. Esclareceu a companhia.

Em relação às adequações exigidas pela Azul, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura informou que fez revisão recente do projeto, que está novamente em ajustes pela Prefeitura de Araguaína.

“A prefeitura está em tratativas com a Infraero para apoia-los. Sem previsão de licitação até o momento.” Disse em nota a Secretaria.

Histórico e ampliação 

Araguaína já chegou a ter três companhias aéreas operando no aeroporto, mas perdeu rotas devido aos problemas estruturais. As companhias alegam que o terminal não pode receber aviões maiores que os modelos ATR que operam atualmente no local.

Em dezembro de 2017, a prefeitura assinou convênio com o Governo Federal na ordem R$ 49 milhões para realizar reforma e ampliação do aeroporto. Até o momento, a primeira melhoria no aeroporto foi a instalação de uma estação meteorológica, doada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. A estação é necessária para auxiliar os pilotos a planejarem o pouso.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Araguaína explicou em nota que a Estação Meteorológica de Superfície Automática (EMS-A) do Aeroporto Regional de Araguaína está em fase final de certificação pela agência reguladora.

A adequação faz parte do conjunto de melhorias que estão sendo realizadas para que o local esteja apto a receber novos voos, como a desapropriação dos lotes do entorno para ampliação da área de segurança”.