Rafael Chaves
A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do país, encerra suas operações no aeroporto de Araguaína (TO) a partir de 10 de maio deste ano. Atualmente, a empresa a faz linha comercial da capital econômica do estado a três destinos − Marabá (PA), Palmas (TO) e Brasília (DF).
Ao AN, a companhia informou apenas que o encerramento das operações em Araguaína é devido à promoção de algumas mudanças na estratégia e alteração da malha aérea da empresa. Atualmente, o site da Azul apresenta disponibilidade de passagem até o dia 8 de maio. Se o usuário pedir solicitação a partir de 11 de maio já não é possível fazer a compra. O aviso diz: “Desculpe, não há voos disponíveis para esta data.”
Com a saída da Azul, o Aeroporto de Araguaína voltará a contar apenas com duas empresas, a Sete e a Passaredo. A boa notícia é que essas companhias parassarão a ter voos diários. Segundo a Prefeitura, no dia 1º de março, a Passaredo colocou um voo extra na rota Araguaína-Brasília (DF), sem escalas. O voo possui capacidade para 68 passageiros e sai de Araguaína diariamente por volta das 15h. Já a Sete também vai colocar todos os voos diários a partir do próximo dia 1º de abril.
Em nota ao AN, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a Azul ainda não fez solicitação de exclusão de voos com destino para e/ou saída de Araguaína.
Fluxo de passageiros
De acordo com a Prefeitura, por mês, em média 6 mil passageiros embarcam no aeroporto da cidade, sendo junho e dezembro os meses de maior procura. Em setembro do ano passado, o Aeroporto de Araguaína foi incluído entre os 100 complexos aeroviários regionais com maior potencial regional. Ocupou a 43ª posição da pesquisa feita por uma consultoria paulista.
Matéria ampliada às 14h, de 19/03/15 para inclusão de informações sobre voos diários da Passaredo e Sete.