Ramila Macedo

O ex-comandante da PM de Araguaína, tenente coronel Silva Neto, divulgou a imprensa no último sábado (17) um balanço de sua gestão à frente do 2º BPM. Em tom de despedida, Silva Neto também agradeceu a fiel equipe de Oficiais e Praças, a todos os canais de comunicação, a sociedade de Araguaína e região pelo carinho e atenção

Roubos e furtos de carros

O ex-comandante atuou no 2º BPM pelo período de um ano e sete meses. Dentre os destaques do balanço, ele citou a redução de 25% do número de homicídios na cidade − foram 48 em 2013 contra 36 em 2014. Também a queda de 45% do número de furtos a residências, − 575 em 2013 contra 316 em 2014.  Além da redução número de furto e roubo de carros – 49 carros foram roubados e 23 furtados em 2013, já em 2014, foram 17 roubos e 10 furtos, queda de 65,3% e 56.52% respectivamente.

Apreensões 

Outro dado positivo citado no balanço foi a retirada de 252 armas de fogo (longas e curtas) e apreensão de 617 munições de vários calibres. A PM efetuou 786 prisões em flagrantes e foram lavrados 285 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Roubos e furtos

Por outro lado, houve um crescimento de 27% na quantidade de furtos e roubos a estabelecimentos comerciais. − A maioria desses crimes são praticados por menores reincidentes, já que as leis no Brasil em relação a menores infratores são brandas, ressaltou Silva Neto. 

Já em relação a motocicletas, 130 foram roubadas em 2013 e 116 furtadas. O número subiu ainda mais em 2014 − 180 roubadas, aumento de 27%. E redução de 15% em furtos− 98 motocicletas furtadas. 

O ex-comandante também destacou o trabalho preventivo, feito através do PROERD em escolas municipais, estaduais e particulares. A reativação da escolinha de futebol que permite a inclusão social de crianças e jovens por meio da disciplina e o respeito. 

Ações

Silva Neto também ressaltou a criação da 1ª Força Tática, cuja função é fortalecer o policiamento ostensivo. Além disso, cita as operações integradas com as polícias Civil e Federal, que resultaram na apreensão de drogas, armas e dinheiro.  − Através do nosso serviço de inteligência, serviço ordinário e 56 Operações Surpresas, além das planejadas. Apertamos o cerco contra o crime desarticulando, prendendo várias quadrilhas de roubo a caixas eletrônicos e instituições financeiras. Afirmou.

Dentre as ações implementas em sua gestão, o ex-comandante afirmou que   visualizou o policial militar como ser humano. − O maior patrimônio que a polícia militar possui é o seu homem. Assim demos uma melhor condição de vida e trabalho através das escalas de serviços e treinamento, frisou. 

Agradecimentos

Ele finalizou o balanço agradecendo a equipe do Batalhão Araguaia, imprensa e sociedade que em parceria com a Polícia Militar ajudou a reduzir os índices de criminalidade.