Candidatos durante a realização do TAF em Araguaína
Foto: AN

Ao menos 29 selecionados para o concurso da Guarda Municipal de Araguaína testaram positivo para a covid-19 durante o TAF (Teste de Aptidão Física)  realizado neste fim de semana.  Eles vão ficar em quarentena e passarão por nova avaliação no dia 26 de julho.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (6) pela banca realizadora do certame, Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib).  Dos 275 classificados e convocados para o TAF, 64 faltaram e 211 compareceram.  Dentre os candidatos presentes, 13% deles (29) testaram positivo para a covid-19.


Treino adaptado


Mesmo durante a pandemia, a araguainense Carla de Almeida, 30 anos, que é segurança freelancer, deu um jeito de treinar em casa. “Fui melhor do que eu imaginava. Treinei nos últimos três meses e a pandemia não atrapalhou porque, em casa, eu fiz exercícios de cárdio, que ajudou muito aqui na prova”, contou.

Próximas etapas

Os selecionados para a 2ª etapa do concurso, o TAF passarão por teste psicológico no dia 2 de agosto. No dia 30 do mesmo mês, será divulgada a lista dos aprovados, seguido da convocação para o curso de formação com 600 horas/aulas.

 O concurso é para a criação da Guarda Municipal de Araguaína, com 40 vagas para contratação imediata. Um convênio com o Ministério da Justiça prevê o repasse de R﹩ 13,5 milhões ao município para construção da sede, compra de viaturas, equipamentos, armamentos e munição.

Segurança

Segundo o IDIB, a realização do  TAF obedeceu todos os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19.  Incluiu desde os testes rápidos, ambulância particular, medição de temperatura corporal e limpeza das solas dos calçados. Além de  borrifação de desinfetante no imóvel; equipamentos e objetos; uso de álcool gel; luvas e máscaras.

Mesmo durante a pandemia, a araguainense Carla de Almeida, 30 anos, que é segurança freelancer, deu um jeito de treinar em casa