Após 21 dias de greve os bancários do Tocantins aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e encerram a paralisação no Estado. A decisão foi resultado da votação durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) em Palmas na noite desta segunda-feira, 26.
É válido lembrar que voltam funcionar nesta terça-feira, 27, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e demais bancos privados, porém o Banco da Amazônia continuará de greve, uma vez que as negociações ainda continuam.
Segundo explicou o presidente do SINTEC-TO, Crispim Batista Filho, o Sindicato iria apoiar a decisão da categoria e se fosse necessário continuariam em greve. Dos 173 bancários votantes que estiveram presentes, 106 votaram a favor e 67 contra a proposta.
“Nossa luta pelos bancários é diária e vamos continuar apoiando, sem dúvida continuaríamos de greve o tempo que fosse preciso. Foi decidido pela maioria encerrar, mas continuamos atuantes e firmes, sempre buscando melhorias e lutando pelos direitos da categoria”, afirmou o presidente.
A Fenaban ofereceu reajuste de 10% sobre as verbas salariais, 14% sobre o ticket alimentação e mantêm a proposta de oferta da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) com regra básica, conforme Acordo Coletivo assinado no ano passado.
Referente a compensação dos dias parados, à base de uma hora por dia, a partir da assinatura do Acordo, previsto para 03/11/2015, tendo seu término em 15/12/2015, nos termos da contraproposta apresentada pela Federação.