Política

Bastidores apontam disputa entre Jorge Frederico e Wagner Rodrigues em Araguaína

A análise dos bastidores aponta que a disputa será entre Jorge Frederico, com o apoio do Governo, e Wagner Rodrigues, com respaldo do grupo de Dimas.

Deputado Jorge Frederico e o Secretário Wagner Rodrigues devem disputar a prefeitura de Araguaína.
Foto: Edição AN/Fotos divulgação

Com a aproximação da eleição, naturalmente o cenário vai se definindo e afunilando. O grupo de Ronaldo Dimas (Podemos) inicialmente tinha três pré-candidatos, depois aumentou para quatro, agora só dois se mantém e um administra a vantagem. Já a frente que tem apoio do Palácio Araguaína tinha dois e agora apenas um segue na corrida.

Apesar das indefinições, há um consenso nos bastidores da política local: a disputa pela prefeitura de Araguaína será entre Jorge Frederico (MDB) e Wagner Rodrigues (SD).  Isso porque no grupo de oposição de Dimas, um dos pré-candidatos —César Halum —recuou e abriu alas para Jorge Frederico passar.

Elenil da Penha (MDB) é pré-candidato no Grupo de Dimas. Apesar disso, não anunciou pré-candidatura, prefere, como diz, focar no trabalho e nos resultados para a população.

Também já teceu críticas a quem antecipa o processo eleitoral.  E já deixou claro que não reza a “cartilha de Dimas”. Portanto, isso evidencia que Elenil não deve ser o escolhido. E restaria a ele escolher ficar no Grupo de Dimas ou ser adversário em 2020.

Já entre os outros três pré-candidatos do grupo de Dimas a disputa interna evidenciou o nome do escolhido, sem precisar ser anunciado oficialmente. E isso ficou bem claro no recente “Sim” de Gipão ao Podemos.  Isso porque os pré-candidatos Gipão e Marcus Marcelo são do mesmo partido, o PL do adversário de Dimas, Vicentinho Júnior.

Segundo bastidores, Dimas teria um acordo com a Executiva Nacional do Podemos e do SD para que os dois partidos caminhem juntos. E o nome para representar o grupo seria de uma das legendas. Relatos dos bastidores também apontam que Dimas “jamais” escolheria um nome de partido adversário para a sucessão.

Portanto, quando Gipão disse sim ao Podemos de Dimas e passou para nova fase da seleção dos pré-candidatos. Já Marcus ainda continua no PL e condiciona a ida para o Podemos, a ser o pré-candidato do grupo. Como ainda não disse Sim, significa, conforme análise de bastidores, que Marcus não seria o candidato do Grupo. Daí restaram Gipão e Wagner.

Entretanto, Gipão apesar de ir para nova fase, pode ser barrado por uma estratégia do próprio grupo, que prefere um candidato do meio administrativo, com perfil de Dimas. E não do meio político, onde Gipão já tem carreira de quase 20 anos.

Com isso, Wagner leva vantagem, por ser Secretário, da área administrativa e também por ter conquistado o apoio dos homens fortes de Dimas, de acordo bastidores.

Desse modo, a análise dos bastidores aponta que a disputa será entre Jorge Frederico, com o apoio do Governo, e Wagner Rodrigues, com respaldo do grupo de Dimas. 

A previsão é que seja uma disputa intensa, pois Dimas se desdobra para fazer o sucessor e disputar o Palácio Araguaína, em 2022. Já o Palácio Araguaia deve apostar todas as fichas para eleger Jorge como prefeito de Araguaína agora em 2020.