Arnaldo Filho/AF Notícias

Cerca de mil famílias estão programando um protesto que ocorrerá durante a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) em Araguaína (TO), nesta sexta-feira (14). Na oportunidade, a presidente fará a entrega de 1.788 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida no Residencial Costa Esmeralda, a partir das 15 horas.

Com faixas e cartazes, os moradores vão cobrar tratamento igualitário entre os beneficiários do Programa Federal. Eles argumentam que receberam as casas no final de 2011 sem terem à disposição posto de saúde, creches, escolas, praças ou qualquer outro benefício. Por outro lado, as famílias do Residencial Costa Esmeralda vão morar em um local com infraestrutura completa, além de calçadas, ciclovias e posto policial.

As casas do Costa Esmeralda contam ainda com cerâmica, aquecedor solar, forro de PVC e estrutura metálica, o que não há na Vila Azul.

De acordo com o morador Jeferson Cardoso, a comunidade da Vila Azul está há dois anos sem nenhum Agente Comunitário de Saúde, ou seja, desde a entrega das casas. Para piorar a situação, quem precisa de atendimento médico é obrigado a procurar o Posto de Saúde do bairro onde morava anteriormente e era cadastrado. “A minha vizinha está fazendo o pré-natal e tem que se deslocar para o Setor Jardim das Flores, do outro lado da cidade. Outros estão pagando para levar os filhos à escola por que não há ônibus escolar em número suficiente. As mães também não podem trabalhar por que não tem creche para deixar os filhos”, contou Jeferson.

Outra distinção refere-se ao fato de que na Vila Azul os moradores pagam mensalmente o valor correspondente a 10% do salário mínimo, enquanto no Costa Esmeralda esse percentual reduziu para 5%. “Isso é um golpe contra cidadania e incondizente com a filosofia da gestão do governo Dilma”, afirmou o morador.

Medo

Apesar de ser um protesto pacífico, os moradores temem que o governador Siqueira Campos, que estará na solenidade, determine que a Polícia recolha e rasgue as faixas e cartazes, assim como fez com os manifestantes no lançamento das obras do Hospital Geral de Araguaína.

Entrega do abaixo-assinado

Os moradores da Vila Azul já prepararam também um abaixo-assinado para entregar nas mãos da presidente Dilma. No documento solicitam a isenção dos valores pagos até que sejam beneficiados com infraestrutura, bem como a redução no percentual de 10% para 5% do salário mínimo.