
Faleceu na noite deste domingo (2), no Hospital Dom Orione em Araguaína, o bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, 71 anos, vítima de câncer. O religioso lutava contra um câncer no pâncreas há um ano, mas não resistiu aos tratamentos.
O quadro dele se agravou nos últimos dias e ele faleceu por volta das 23h30. Dom Enemésio era o atual bispo da Diocese de Balsas, no sul do Maranhão.
Nasceu em Siderópolis (SC) no dia 19 de dezembro de 1948 e foi ordenado sacerdote orionita em 26 de julho de 1975. Foi diretor da comunidade orionita, pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Araguaína, Diretor do Colégio Dom Orione de São Sebastião do Rio de Janeiro e Superior da Província Norte do Brasil da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione).
Foi nomeado bispo em dezembro de 2007 pelo papa Bento XVI. Também foi presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), coordenador do grupo de trabalho da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra o tráfico de pessoas. Fez várias denúncias contra conflitos agrários, trabalho escravo e assassinato de índios no Maranhão.
Velório
O corpo do religioso será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína (TO), onde às 15h será celebrada a missa de corpo presente. Após a Santa Missa, o seu corpo seguirá para Balsas, sede de sua Diocese, onde será sepultado.
Nota de Pesar
"Dom Enemesio Angelo Lazzaris, nosso querido sacerdote orionita, foi exemplo de fé, amor, caridade e abnegação... Exerceu seu sacerdócio com dedicação e é um exemplo a ser seguido.
Agradecemos ao Pai Celestial, à Maria Santíssima e a São Luís Orione por ter nos permitido a amizade de Dom Enemesio e de tê-lo como ministro de Deus. Neste momento, as palavras são insuficientes para expressar e descrever o nosso sentimento de dor, saudade e seu trabalho de fé para os que mais precisavam.
Cremos em Deus e temos como lenitivo a esperança da ressurreição, Rogando ao Pai para que dê conforto aos familiares, especialmente às irmãs, irmãos, sobrinhos, aos amigos e fiéis, que assim como nós, sofrem a dor da despedida, mas com a certeza de que um dia nos reencontraremos no Reino de Deus".
Lázaro, Valderez e Família