Presidente Jair Bolsonaro e Eduardo Gomes
Foto: Divulgação

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) foi destituída da liderança do governo no Congresso Nacional. O substituto é o senador Eduardo Gomes (MDB-TO). A informação foi confirmada ao Congresso em Foco pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

A decisão do presidente Jair Bolsonaro acontece após Joice não apoiar a iniciativa de colocar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como líder do partido na Câmara. O atual líder, Delegado Waldir (GO), trava uma briga para manter o cargo.

A crise na sigla foi destacada pelo Congresso em Foco em setembro, quando deputados revelaram ao site que a situação dentro do partido era de racha e possível debandada.

O clima piorou no dia 8 de outubro, quando Bolsonaro disse para um seguidor esquecer a sigla e que o presidente do partido, Luciano Bivar, estava queimado. Desde então, aliados de Bolsonaro e de Bivar travam uma disputa interna. A última delas, acirrada desde ontem, é pela função de líder da bancada na Câmara.

Diante de todo impasse envolvendo a liderança do PSL, um parecer da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara sustenta que, até o momento, Delegado Waldir segue líder da legenda na Casa. A decisão foi tomada com base técnica, uma vez que a lista apresentada pela ala bivarista, que é a favor de Waldir, teve mais assinaturas validadas do que a apresentada em favor do filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O porta-voz da Presidência, general Otávio Rego Barros, enviou uma nota sobre a troca da deputada Joice pelo senador Eduardo:

"Sendo uma prerrogativa do Presidente da República escolher seus líderes para representar o governo no poder legislativo, será encaminhada mensagem ao congresso nacional informando a substituição da Deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) pelo Senador Eduardo Gomes (MDB-TO) na função de líder do governo naquela casa legislativa".