
Cerca de 200 bombeiros militares que atuam em Palmas vão participar da palestra como o tema Protocolo Novo Coronavírus: como proceder. A iniciativa é do próprio Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, que visa, além de atualizar os conhecimentos da tropa, resguardar a segurança de todos. O evento será no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, nesta quinta-feira, 5, às 10 horas.
Participará da palestra todo o efetivo operacional da Capital, composto pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), pelas 1ª e 2ª Companhias de Bombeiros (do centro de Palmas e de Taquaralto) e pela Seção de Contra Incêndio (SCI), localizada no Aeroporto Internacional Lysias Rodrigues.
A tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante do 1ª Batalhão de Bombeiros, afirma que o assunto coronavírus (Covid 19) é muito sério e os bombeiros que atuam no serviço operacional têm contato direto com pessoas acidentadas e portadoras de doenças diversas, então eles precisam também de mais informações inerentes aos cuidados elementares para um atendimento seguro, em relação ao coronavírus.
“Estamos com o sinal de alerta ligado, pois atendemos ocorrências com as ambulâncias, fazemos atendimento pré-hospitalar e estamos sim em um momento de atenção para esse problema do coronavírus. Pensando nessa questão, o Corpo de Bombeiros Militar preparou essa palestra sobre o protocolo e visa informar aos bombeiros como eles devem fazer quando encontrarem uma vítima suspeita de estar com os sintomas indicativos da doença”, explicou a comandante.
A tenente-coronel Andreya de Fátima destacou ainda que os bombeiros militares são cuidadosos consigo mesmos e também com as vítimas e, nessa relação, se envolvem nos mais variados tipos de ocorrência. Contudo, os próprios socorristas também precisam estar atentos e sabendo como lidar com os pacientes nesse novo momento. “A gente se preocupa muito com o nosso paciente, mas em primeiro lugar, sempre a nossa segurança, a segurança da guarnição e assim estarão prontos para atender a comunidade”, acrescentou.