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BRK celebra oito anos no Tocantins e destaca avanços nos serviços de água e esgoto

Concessionária destaca investimentos e melhorias nos serviços de água e esgoto.

A BRK reforça que, em nenhum momento, a água que saiu da Estação deixou de ser potável.
Foto: Divulgação

"A água suja passava no meio da rua", relembra Francisco Xavier, de 72 anos, morador de Palmas há quase três décadas, ao descrever a realidade antes da atuação da BRK. Nesta sexta-feira, 25, a concessionária de água e esgoto celebra oito anos de operação no Tocantins, período marcado por avanços em eficiência, segurança e transparência no serviço prestado à população.

Desde 2017, a BRK tem promovido significativas melhorias no acesso à água tratada e à rede de esgoto, fatores que impactam diretamente a saúde pública, a preservação ambiental e a valorização imobiliária. Pioneiro da cidade, Francisco testemunhou de perto as transformações geradas pelo saneamento.

Cheguei a Palmas quando a cidade ainda estava se desenvolvendo. Inclusive, participei da construção do Palácio Araguaia. Muita coisa mudou desde então, especialmente em relação ao saneamento. Quando a rede de esgoto chegou à minha quadra, senti uma imensa alegria”, relata.

Para o diretor-presidente da BRK no Tocantins e no Pará, José Mário Ribeiro, o compromisso da concessionária vai além da infraestrutura. “Não se trata apenas de oferecer saneamento básico, mas de promover uma verdadeira transformação na vida das pessoas. Investimos em projetos sociais, educação ambiental, capacitação e outras iniciativas que contribuem diretamente para o bem-estar da população”, afirma.

Um dos marcos desse avanço é a modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmas. A estrutura, que antes tratava 750 litros por segundo, hoje opera com 900 l/s e tem capacidade para operar com até 1.500 litros por segundo – após um investimento de mais de R$ 28 milhões. Os resultados renderam à capital o título de melhor em saneamento básico do Norte, concedido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital também se destaca no atendimento da coleta e tratamento do esgotamento sanitário, com a meta contratual já alcançada, beneficiando cerca de 100 mil famílias palmenses com este excelente benefício à saúde.

No norte do estado, Araguaína recebeu mais de R$ 300 milhões em investimentos entre 2021 e 2023. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra, primeira do Norte do Brasil a utilizar a tecnologia Nereda®, possui capacidade para tratar 395 litros de esgoto por segundo, podendo atender até 190 mil pessoas. Além disso, em 2024, o projeto foi premiado nacionalmente como melhor obra de engenharia em Hidráulica e Saneamento.

Em Gurupi, a cobertura de esgoto atingiu cerca de 70% após investimentos de R$ 139 milhões no sistema de esgotamento sanitário durante os últimos quatro anos. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pouso do Meio, que passou por ampliação, dobrou sua capacidade (de 80 para 160 litros por segundo), utilizando tecnologia de ponta.

Com foco na universalização do saneamento básico, a companhia segue comprometida em garantir o acesso da população a serviços de água e coleta de esgoto de qualidade. Para alcançar esse objetivo, a concessionária conta com uma equipe de profissionais capacitados e dedicados à transformação social por meio do saneamento.

A diretora de operações da BRK, Sandra Leal, destacou o papel fundamental desses colaboradores nas conquistas alcançadas ao longo dos anos. “São muitos anos de atuação no Tocantins, levando saneamento para muito além do básico. Parabenizo todos os profissionais que têm como missão transformar vidas por meio do saneamento. É uma honra fazer parte dessa história”, concluiu.