Continuam as movimentações nas peças do tabuleiro para assegurar apoio político nas eleições de outubro deste ano. Na Câmara de Araguaína (TO), um suplente deixou a Casa e outros dois assumiram com a promessa de permanecerem nas vagas até o resultado definitivo do pleito. O troca-troca aconteceu na sessão ordinária dessa segunda-feira (16).
A terceira suplente da coligação PSDB/PMDB, Lucy Machado, assumiu no lugar do segundo suplente Gilmar da Auto Escola (SD) que havia tomado posse na sessão do último dia 10 de maio na vaga do vereador Ferreirinha, após o primeiro suplente, Gideon Soares, abrir mão da vaga. Lucy obteve 994 votos e, com ela, a Câmara passará a ter quatro mulheres exercendo mandato. Toda a articulação foi conduzida pelo deputado Jorge Frederico (SD).
Outro suplente que também tomou posse nessa segunda-feira (16) foi Carlos Silva. Ele obteve 1.074 votos e ocupará a cadeira do vereador Divino Bethânia Junior (PROS) que saiu para dedicar-se à sua campanha eleitoral para deputado estadual. O primeiro suplente Nahim Halum, secretário municipal de Administração, também abriu mão da vaga.
Com a posse destes dois suplentes, quase um quarto da composição da Câmara ficará nas mãos de vereadores provisórios. Já estão exercendo mandato os suplentes Cleudo Negão, na vaga de Geraldo Silva [Secretário de Habitação], e Xeroso no lugar do vereador Gipão, pré-candidato a deputado estadual.
A lógica de todas essas mudanças é bastante simples: Jorge Frederico conquistou o apoio dos suplentes Gilmar da Auto Escola e Lucy Marchado; Divino Bethânia terá o apoio do suplente Carlos Silva; Gipão fica com o suplente Xeroso e Elenil da Penha com Cleudo Negão.