Fernando Almeida

Após uma reunião entre os vereadores e uma comissão dos grevistas da saúde, a Câmara Municipal de Araguaína retirou de pauta o Projeto de Lei que autoriza o reajuste aos servidores.  O encontro ocorreu na sala da presidência na manhã desta quinta-feira, 03. Insatisfeitos com o resultado, os funcionários públicos cantaram o Hino Nacional Brasileiro de costas para o plenário do Parlamento em sinal de repúdio.

Com faixas e cartazes expondo as reinvindicações, ao serem informados que o Projeto foi retirado de pauta, os servidores cantarem o Hino Nacional de costas para os vereadores. Eles ainda fizeram coro atribuindo a responsabilidade da greve ao prefeito Ronaldo Dimas. “Servidor na rua, prefeito, a culpa é sua!  Servidor na rua, prefeito,  a culpa é sua!  Servidor na rua, prefeito,  a culpa é sua!” cantaram os manifestantes.

“O projeto que eles colocaram em votação nós não estamos satisfeitos. Eles mandaram lá para os sindicatos, mas eles não aceitaram contraposta. Teve alguns sindicatos que aceitaram porque eles têm Plano de Cargos Carreira e Salário,” criticou o servidor da saúde Erimar Santos. 

Já o presidente da Câmara, vereador Marcus Marcelo, justificou que o projeto de Lei foi retirado de pauta porque a categoria que está em greve e não aceitou a proposta da prefeitura e pediram que o mesmo fosse retirado de pauta. “Eles preferem que este projeto não seja apreciado,”  explicou.  Marcelo lembrou ainda que o PL é de autoria da prefeitura e compete à Câmara a apreciação.

Projeto de aumento

O Projeto de Lei 004/2014 que seria discutido na Câmara estabelece que o aumento para os servidores seja  de 5,3%, sendo 3,3% em agosto e 2% em outubro.  Já em relação aos Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a prefeitura informou que  a Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece limites em relação ao funcionalismo, o que tem sido e continuará sendo cumprido pela atual gestão.