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Cadastro Único passa a tirar dúvidas sobre benefícios por ligação 0800 em Araguaína

Ligação gratuita tira dúvidas sobre benefícios, além de facilitar o acesso a programas sociais ofertados pelo Governo Federal, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida

Por meio de uma ligação 0800, Dona Solimar dos Reis descobriu que precisava atualizar o cadastro para receber seu benefício.
Foto: Marcos Sandes

Foi com uma ligação ao 0800 do Cadastro Único (CadÚnico) que a Solimar dos Reis Cunha descobriu que houve uma falha na atualização do cadastro do Bolsa Família dela. “Liguei aqui e me informaram que precisava vir atualizar meu cadastro para reativar meu benefício. Por telefone já me informei sobre o que precisava trazer e o atendimento foi mais rápido”, disse a lavradora.

Assim como a Solimar, desde o mês passado, vários beneficiários de alguns programas sociais ofertados pelo Governo Federal, por meio do CadÚnico, passaram a contar com o reforço no atendimento por meio da ligação gratuita. De acordo com coordenadora municipal do setor, Francini Tontini, o serviço passou recentemente por alterações.

“Disponibilizamos um atendente exclusivo para o 0800. Com isso, aumentamos a capacidade de atender mais e melhor, além de facilitar a vida daquelas pessoas que moram longe ou em lugar de difícil acesso que conseguem tirar dúvidas ou consultar benefícios ligando de graça”, destacou Francini.

Serviços pelo 0800

O número disponível ao usuário é o 0800 643 7021 e funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Pelo telefone, podem ser esclarecidas dúvidas sobre documentação, serviços ofertados pelo Cadastro Único e ainda consultar benefícios. Para o atendimento, basta informar o número do CPF ou NIS.

Segundo dados da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação do Município, só em janeiro foram mais de 600 atendimentos pelo 0800.

Cadastro Único

O Cadastro Único é a porta de entrada para vários programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Identidade Jovem (ID-Jovem), o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Minha Casa Minha Vida, entre outros. Para manter os auxílios, é necessário que o usuário compareça à Secretaria da Assistência Social, anualmente e realizar atualização do cadastro.

O atendimento é feito na sede da secretaria, localizada à Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João, de segunda a sexta-feira, e com horário ampliado das 7h30 às 17h30, sem interrupção. No mês passado, foram mais de 3 mil atendimentos realizados.

Documentação necessária

Para fazer o recadastramento, cadastro novo, inclusão, ou transferência, o beneficiário deve comparecer à secretaria portando identidade, certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, declaração de escola (menores de 18 anos), e contrato habitacional, nos casos em que o beneficiário tenha recebido imóvel por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.