Política

Câmara convoca sessão para votar adesão de Araguaína ao Consórcio de Vacinas contra covid

Presidente da Câmara de Araguaína, Gideon Soares, ressaltou a urgência da aprovação da matéria citando o avanço da covid e a segunda onda da doença.

Plenário da Câmara Municipal de Araguaína.
Foto: AN

O prefeito Wagner Rodrigues (SD) enviou à Câmara Municipal de Araguaína, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei (PL-021/2021), solicitando autorização para o município aderir ao Consórcio Nacional de Vacinas. O objetivo é comprar imunizantes para vacinar a população da cidade contra a covid-19.

O PL foi protocolado por volta das 17h desta quarta-feira (10). Diferentemente de Palmas, onde teve embate público entre a prefeita e a presidente da Câmara, em Araguaína deu celeridade à tramitação da matéria no Legislativo.

Na manhã desta quinta, 11, o presidente já da Casa de Leis, Gideon Soares (SD), convocou sessão extraordinária, sem remuneração. Com isso, os parlamentares vão apreciar a matéria amanhã, sexta-feira (12), às 9h00, que vai acontecer no plenário da Câmara.

As prefeituras que participam do Consórcio têm prazos legais. (...) Os municípios que participam desse Consórcio esperam urgentemente a aprovação dessa Lei. Haja visto que ela vai permitir a compra das vacinas o mais rápido possível.  Pontuou o presidente da Câmara.

Todos os municípios que aderiram ao consórcio liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) são obrigados a apresentar projeto de lei aprovado pelas respectivas câmaras
municipais até 19 de março. Esse trâmite é necessário para que possam participar da Assembleia Geral do consórcio no próximo dia 22 de março. 

Gideon ainda ressaltou a urgência da aprovação da matéria citando o avanço da covid e a segunda onda da doença. “Mais que justo fazer essa sessão extraordinária pensando na população de Araguaína. (...) Os 17 vereadores têm esse compromisso, essa responsabilidade, e sem dúvida alguma[farão] sua parte.

O PL enviado por Wagner à Câmara solicita autorização para Araguaína aderir ao Consórcio Público de compras de Vacinas, liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).  No Tocantins, ao menos 20 cidades já manifestaram interesse em integrar à iniciativa e Palmas já aprovou a autorização, após embates públicos entre a prefeita e a presidente da Câmara.

Em recente entrevista ao AN, o prefeito Wagner Rodrigues disse que a previsão é comprar ao menos 30 mil doses de diferentes imunizantes. Entre eles, a Pfizer, a CoronaVac e a Sputink. “A vacina é fundamental para darmos tranquilidade ao araguainenses.” Frisou.