
A Câmara Municipal de Araguaína aprovou, nesta segunda-feira (17), uma Moção de Solidariedade à vereadora Naiara Miranda (MDB), de Colinas do Tocantins, após ela denunciar uma declaração do prefeito Josemar Kasarin (UB), interpretada como ameaça. O presidente da Casa, Max Fleury (MDB), e demais parlamentares criticaram o que classificaram como "violência política de gênero" e se colocaram à disposição para apoiar a colega.
Entenda polêmica
No dia 4 de fevereiro, durante sessão na Câmara de Colinas, Kasarin afirmou à vereadora: “Tu te prepara que aqui a bala pega”. A fala ocorreu após Naiara declarar, em discurso no dia anterior, que atuaria de forma independente. O prefeito vinculou a "independência" à proibição de uso de estrutura da prefeitura por parlamentares críticos. “Jamais vou aceitar vereador independente usando ou pedindo estrutura da Prefeitura [...] Se ela pedir a parte e citar meu nome, eu vou responder. Tu te prepara que aqui a bala pega, tá?”.
Naiara relatou ao g1-TO que se sentiu “impotente, humilhada e com medo” após o episódio, reforçando que a fala foi “agressiva e intimidatória”. Em nota, Kasarin negou intenção de ameaça, alegando uso de “força de expressão” e que o trecho foi “tirado de contexto”.
União contra a violência política
Durante a sessão nesta segunda-feira (17), em Araguaína, Max Fleury destacou. “Não podemos ficar calados diante desse ocorrido. Tanto eu, como todos os outros parlamentares dessa Casa, não podemos admitir essas situações com nossas mulheres. Infelizmente, não temos nenhuma vereadora mulher este ano na Casa de Leis, mas tivemos muitas candidatas, umas ficaram suplentes e tanto aqui, como em qualquer outro lugar não é tolerável aceitar uma situação como esta, essa violência política de gênero, não pode existir”.
O vereador Ygor Cortez (proponente da moção) convidou Naiara a receber pessoalmente o documento e criticou a falta de retratação do prefeito: “Ele foi infeliz e mais infeliz ainda por não assumir o erro”.
A Moção nº 021/25 foi assinada por 14 vereadores, incluindo líderes como Diego da APAA, Vilarindo do Eucalipto e Soldado Alcivan. O texto elogia a “coragem e comprometimento” de Naiara e reforça o apoio ao exercício do seu mandato. Parlamentares também destacaram a importância de figuras como o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que já haviam se manifestado sobre o caso.