
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (29/4), a Câmara Municipal de Araguaína recebeu representantes da Secretaria Municipal de Saúde para a apresentação do balanço das ações da pasta. A audiência pública teve como objetivo a prestação de contas do quadrimestre anterior, com um relatório detalhado das atividades realizadas na área da Saúde no município.
O presidente da Câmara, vereador Max Fleury, destacou a importância da discussão: “É muito importante estarmos aqui hoje debatendo sobre a Saúde, que é fundamental para o bem-estar de todos. E especialmente nesta semana de superlotação, onde todos nós estamos preocupados e atentos ao que está acontecendo em nossa cidade.”
A secretária municipal de Saúde, Ana Paula Abadia, explicou que os profissionais da área, tanto da rede municipal quanto estadual, estão trabalhando em conjunto. Segundo ela, a superlotação nos atendimentos se deve a um período sazonal que “atinge todo o país, com aumento de casos gripais e ainda tem outras doenças. Estamos enfrentando um momento crítico, mas nossos profissionais estão unidos. A situação não é exclusiva de Araguaína, mas nacional, o que exige atenção e cooperação de todos”, afirmou.
A secretária acrescentou que Araguaína conta com 103 unidades de saúde entre municipais, estaduais e federais, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. Os maiores hospitais da cidade também atendem pacientes de mais de 60 municípios da região, o que amplia ainda mais a demanda.
Com o programa "Araguaína Cuida", foram realizados no último quadrimestre 1.316 procedimentos cirúrgicos e especializados, além de 3.318 consultas com especialistas.