Sessão contou com a participação do representante da COOPERTRANS
Foto: Reprodução Câmara

Na tarde desta quarta-feira (19), no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o representante da Cooperativa de Transportadores Autônomos em Transporte Coletivo do Tocantins (COOPERTRANS), sr. Roberto Paulo da Silva, fez uso da Tribuna Livre para tratar do tema do transporte coletivo em Araguaína.

Em sua exposição, o representante da COOPERTRANS trouxe dados referentes ao quantitativo de táxis e mototáxis legalizados do município, bem como o número de excedentes. Segundo ele, a Cooperativa não visa tirar o espaço dos taxistas e mototaxistas, mas sim trabalhar de forma legalizada.

Após o uso da Tribuna, o presidente da Casa, vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão), explicou que o município realizou licitações para concessão do serviço de transporte coletivo urbano, porém, nenhuma empresa se interessou, tornando as licitações desertas.

 

O vereador Terciliano Gomes (PDT) afirmou que as permissões para táxi e mototáxi no município tem vigência mínima de 5 (cinco) e máxima de (10) anos, podendo ser renovada por igual período e reiterou ser favorável ao chamado “táxi-lotação”, a ser preenchido pelo excedente de taxistas e mototaxistas legalizados.

Por fim, o presidente da Casa lembrou que é de sua autoria a lei que permitiu a transferência da permissão de táxi e mototaxista para os familiares dos permissionários, após o procedimento de inventário.

Para utilizar a Tribuna Livre o cidadão deve seguir o procedimento descrito no Regimento Interno da Casa, precisamente o artigo 196, que exige, entre outros, prévia inscrição na Secretaria da Câmara.