A Câmara aprovou na tarde desta terça-feira (25) requerimento do vereador Gipão que pede a criação de um novo cemitério em Araguaína. O objetivo é atender a atual demanda na área e dar dignidade aos araguainenses menos favorecidos, pós morte.
Após ser lido em plenário, o pedido foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao prefeito Ronaldo Dimas. Entretanto, como se trata de um Requerimento, cabe ao gestor atender ou não a solicitação para criação do novo cemitério público.
O autor do requerimento, vereador Gipão, justificou seu pedido feito ao prefeito. "O cemitério São Lázaro não tem espaço. Ou seja, quem tem jazigo, ele tem o direito de sepultar os seus entes queridos ali". Já o vereador Divino Bethânia frisou que é autor de um pedido para a construção de um espaço para velório municipal.
Divino também argumentou que a situação é preocupante. "Existe apenas um cemitério em Araguaína devidamente regulamentado, o Jardim das Paineiras [particular]. Os outros estão absolutamente a Deus dará. O sepultamento ocorre de forma arcaica, o caixão na terra".
Além disso, segundo o parlamentar, o cemitério do Monte de Sinai funciona em licença ambiental e há risco de contaminação do lençol freático. No final da discussão, o vereador Wagner Enoque defendeu que após o cidadão pagar ?tanto imposto? merece ao menos lugar digno, de excelência, para descansar.