Notícias

Caminhoneiro internado no HRA é caso suspeito de Covid-19, corrige prefeitura

Até o momento, Araguaína tem seis confirmações, sendo cinco pacientes curados e apenas um caso ativo.

Amostras do paciente foram encaminhadas ao Lacen em Palmas.
Foto: Ilustrativa

A prefeitura de Araguaína corrigiu na tarde desta quarta-feira (22) a informação divulgada ontem (21) sobre a confirmação de dois casos de Covid-19 em Araguaína. No Boletim de terça, constava dois novos casos, sendo um caminhoneiro internado em estado grave no HRA. 

Entretanto, no Boletim da SES-Secretaria Estadual de Saúde o caso do caminhoneiro aparecia como suspeito. 

“O paciente que está internado no HRA, caminhoneiro em passagem pelo Tocantins, não realizou teste rápido, por estar fora da janela de maior precisão do exame, no entanto suas amostras foram coletadas e encaminhadas ao Lacen para diagnóstico, ainda aguardado por resultados”. Informou a SES, na noite de terça-feira.

Diante da divergência da informação, o AN procurou a prefeitura nesta quarta-feira, que por sua vez respondeu em nota, corrigindo assim a informação.

“Foi feita apenas a coleta de swab e enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) para análise e resultado que até o presente momento não foi informado.” Explicou a prefeitura.

Portanto, Araguaína tem seis confirmações, sendo cinco pacientes curados e apenas um caso ativo. O caso do caminhoneiro está sendo considerado como suspeito para covid-19.

Ainda de acordo com a prefeitura, este caso será notificado na cidade de origem do homem, Santa Helena, no Goiás. Informação de ontem era que estava internado em estado grave no HRA e a nota de hoje atualiza que o estado dele é estável.

O caminheiro tem 43 anos e é residente em Santa Helena, no Goiás, onde haverá a notificação de caso confirmado. Ele deu entrada na UPA nessa segunda-feira, 20, apresentando febre, tosse, mialgia, congestão nasal e falta de ar, quando realizou o teste rápido para a doença.

O goiano foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e, após ter piora dos sintomas, foi transferido para o Hospital Regional de Araguaína (HRA).

Já o outro caso trata-se de morador de Araguaína, um técnico de telecomunicações de 24 anos que está em isolamento domiciliar. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesse domingo, 19, apresentando febre, tosse, dor de cabeça e contou que fez várias viagens ao Pará.

No atendimento, foi coletada uma amostra de mucosa do paciente e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), que deu diagnóstico positivo nesta terça, 21.