Um total de 344 alunos-atletas de todo o estado iniciam, neste sábado, 14, em Palmas, a disputa da fase final estadual da 24ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) na categoria 12 a 14 anos. A primeira etapa das disputas que definirá os campeões estaduais será realizada entre os primeiros e segundos colocados das fases regionais, nas modalidades individuais.

Os confrontos vão ocorrer em cinco locais. As provas de Atletismo serão no Complexo Esportivo da Arno 51, a partir das 7h30. Já o Kartódromo Rubens Barrichello vai ser palco para as disputas do ciclismo, também a partir da 7h30; e o Tênis Sesc irá sediar as competições de judô, às 9 horas. Para a natação, os atletas vão disputar o título estadual na piscina do Colégio COC, a partir das 8 horas. No Colégio Militar, estão previstas as competições do badminton, às 8 horas; de ginástica rítmica, às 16 horas, tênis de mesa, às 8 horas; e xadrez, também a partir das 8 horas.

 Confrontos coletivos

Na quinta-feira, 19, iniciam os confrontos das equipes das modalidades basquete, futsal, handebol e voleibol. Ao todo, 640 alunos-atletas integram os times que vão disputar o título de campeão estadual dos Jets. A definição dos vencedores será no sábado, 20.

As partidas terão início sempre às 8 horas e às 14 horas. O Colégio Marista vai receber as disputas do basquete; o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os jogos de futsal masculino, e a Escola de Tempo Integral Padre Josimo, o futsal feminino. Já o Colégio Batista será palco dos confrontos do handebol; o Colégio da Polícia Militar, do voleibol masculino; e o Colégio Madre Clélia, do voleibol feminino.

 Abertura oficial

Entre as provas das modalidades individuais e coletivas, está marcado para a próxima quarta-feira, 18, a abertura oficial da fase final estadual dos Jets. A cerimônia será realizada no Colégio São Francisco, às 18 horas, com a participação de alunos de todo o estado.

Para o coordenador de Desporto da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Ricardo Santos, o número de participantes e o nível técnico dos alunos-atletas finalistas demonstra o empenho das escolas e dos estudantes com a competição. “Nós teremos quase mil alunos-atletas participando desta fase final dos Jets, o que atendeu muito bem à nossas expectativas. E isto se deve à maneira como os Jogos foram organizados, mobilizando as escolas desde as fases interclasses, municipais e regionais. Nós teremos bons representantes para a fase nacional dos Jogos, alunos com o nível técnico parecidos com o dos outros estados; por isto, podemos ir com chances de bons resultados para a fase nacional”, destaca Ricardo, se referindo aos Jogos Escolares da Juventude (Jejuv), visto que os campeões estaduais dos Jets conquistam o direito de representar o Tocantins na competição que será realizada em setembro, no Paraná.

 Parajets

Os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) serão definidos a partir do dia 15 de agosto, com a final regional de Palmas. No dia seguinte, também na Capital, será realizada a final estadual da primeira edição dos Jogos.

A fase final irá definir os campeões das modalidades de atletismo, bocha-paralímpica, natação e tênis de mesa que vão representar o Tocantins nas Paralimpíadas Escolares, a ser realizada na capital paulistana São Paulo, entre os dias 24 e 29 de novembro.