Projeto visa o repovoamento das espécies nativas no Lago Azul, com a soltura de 200 mil alevinos.
Foto: Divulgação

Um projeto da prefeitura em parceria com a iniciativa privada soltou 10 mil peixes de espécie nativa no Lago Azul na manhã desta segunda-feira, 12. Os alevinos foram doados por duas empresas de Araguaína: A Rede Supermercados Campelo e a Via Lago Sport Fishing. 

O projeto visa o repovoamento das espécies nativas no Lago Azul, com a soltura de 200 mil alevinos.  O empresário sócio da Via Lago Sport Fishing e diretor administrativo do grupo Campelo, Elionai Rodrigues da Silva, destacou a importância do repovoamento das espécies e na conscientização ambiental.

Com isso podemos estar contribuindo com a renovação do Lago Azul. Que para nós é de muita importância trazer vida a este lago.  (...) Nós podemos retribuir um pouco o que a natureza tem nos dado. (...) Temos que trazer vida a este lago, que é um cartão postal da cidade de Araguaína.

Serão soltos 200 mil alevinos, sendo 10 mil mensais. (Foto: Divulgação)

Com o repovoamento, o projeto prevê a pesca esportiva no Lago Azul futuramente. Para o empresário Elionai, que também é pescador esportivo, isso é importante para difundir a cultura da preservação.  Além de proporcionar lazer e movimentar a economia local.

A pesca esportiva movimenta a cidade, comércio, bares, restaurantes e hotéis. Se não começarmos a cuidar da natureza hoje, nós vamos chorar amanhã. Porque não vamos ter mais isso.  (...) Não queremos que isso aconteça em Araguaína. Queremos preservar. É por isso que estamos juntos [no projeto]. A população de Araguaína ganha com isso.  Frisou o empresário parceiro.

O Lago Azul foi criado na década de 70 com a construção da usina de Corujão em Araguaína.  O reservatório foi esvaziado em fevereiro de 2011 pela empresa Alvorada Energia e passou quatro anos sem água até a conclusão de um reparo no barramento. 

Um levantamento faunístico (2011 e 2012) catalogou 72 especeis nativas, que foram resgatadas e soltas no Rio Lontra.  Em fevereiro de 2015, o Lago voltou a ter água e agora o projeto busca repovoar o lago com as espécies que havia antes do esvaziamento. Para isso, serão soltos 200 mil alevinos, sendo 10 mil mensais.

Para empresários parceiros, ação é importante para difundir a cultura da preservação

Leia+

Empresários de Araguaína apostam na pesca esportiva e na cultura da preservação