Produtos que acompanham pescado expostos no Campelo Via Lago.

O consumo de peixe no período da Quaresma é uma tradição antiga em meio aos cristãos. Ao longo dos anos, uma sofisticação foi adicionada ao cardápio, o bacalhau, e o comércio se prepara atender a demanda. Em Araguaína, a reportagem visitou um dos principais supermercados da cidade, o Campelo, para conferir as opções de consumo para "Os dias Grandes".

No Campelo Via Lago, recém-inaugurado, a exposição do bacalhau e de condimentos está sobre um ?barco a vela? remetendo a tradição da pesca.  O gerente Reinaldo de Alcântara explicou que existem ao menos dois tipos de bacalhau mais usados e cada um tem finalidade específica na composição da Ceia da Páscoa.

O bacalhau Porto Imperial (gadus morhua ou macrocephalus) é indicado para ser feito grelhado ou com batata. Já para fazer bolinho, o ideal é Saithe ou o desfiado.

"Precisa comprar o peixe antes [do dia do consumo] para fazer dessalga. Ela é feita em água gelada. Coloca o peixe numa vasilha com água e vai trocando [de cinco a seis vezes] para atingir a dessalga para ser consumido." Detalhou Alcântara.

Ele ainda enfatizou que nas cinco lojas Campelo existe a disposição dos clientes todas espécies de bacalhau consumida neste período e os condimentos necessários para o preparo. Além do camarão, tem todos os peixes tradicionais da região como a caranha, o pintado e o tucunaré.

"Temos disponível no Campelo os condimentos frescos e o acompanhamento que é a batata, o tomate cereja, o pimentão, azeitona. São os produtos que acompanham esse preparo do prato para a Páscoa. (..) Temos a sobremesa, que é Colomba Pascoal, um bolo em formato de pomba".

Acrescentou ainda que o Campelo disponibiliza azeites e vinhos para acompanhar o prato tradicional.

Tipos de bacalhau

Gadus morhua:

Pescado no Atlântico Norte, considerado o bacalhau mais nobre devido a sua alimentação, já que é encontrado nas profundezas do oceano. Após ser cozido, sua carne se desfaz em lascas claras e tenras. É conhecido como tradicional bacalhau do Porto.

Saithe

Possui um sabor mais forte e uma coloração menos clara. Quando cozido, sua carne macia desfia com facilidade. É o tipo ideal para o preparo de bolinhos, ensopados e saladas.