Campus da UFT em Palmas.
Foto: Divulgação

Não é novidade que o Curso de Medicina é o mais desejado nos processos seletivos das universidades, por todo o país. Mas, para além do imenso fascínio que uma das profissões mais estimadas do mundo nos provoca, há profissionais que lidam com jornadas de trabalho longas, infindáveis períodos de estudo - para se atualizarem constantemente dos avanços médicos - e a responsabilidade gigante que carregam nas mãos, na conduta ética e no diploma: a vida humana. A escolha pela carreira de Medicina deve envolver toda esta carga de comprometimento. 

.

Formando médicos para o contexto da Amazônia Legal

 

O Curso de Medicina (turno integral) do Câmpus de Palmas foi criado em 2006 e obteve o Reconhecimento, pelo Ministério da Educação (MEC), em 2012. Em 2016, o Curso já tinha conquistado o melhor índice, na região Norte, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo, são 6 anos (12 semestres letivos) de estudo, totalizando uma carga horária de 8.715 horas/aula. 

A prioridade do Curso é a formação de um profissional médico com qualidades técnicas e humanistas, apto a trabalhar em conjunto com outros profissionais da área da Saúde. O estudante desenvolve e aprimora habilidades e competências para intervir em ações de saúde integral, especialmente no contexto de desenvolvimento da Amazônia Legal - preparando-se um profissional identificado com os valores éticos e culturais dos povos da Amazônia. 

Acesse a página do Curso de Medicina do Câmpus de Palmas para conhecer mais sobre a matriz curricular do Curso, seus docentes, notícias, entre outras informações. 

Mercado de trabalho

O campo de atuação para os profissionais da Medicina é vasto. O mercado de trabalho encontra-se, por exemplo, em consultórios, clínicas, hospitais, ambulatórios, laboratórios - no âmbito público e privado. A docência e a pesquisa são também possibilidades de atuação. O médico, ainda, encontra oportunidades na esfera administrativa e em políticas de saúde, em programas de prevenção, saneamento e planejamento da saúde pública. 

Sobre as especialidades médicas, são 55, ao todo, as atualmente reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Algumas das especialidades com maior número de profissionais são:

..

Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no Curso de Medicina da UFT/Câmpus de Palmas é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Medicina, são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.